Homepage
Pesquisa
Meteorologia
Max: 22º
Min: 18º
+ info
Navegação
Eventos
PODCAST

Ouça aqui as principais notícias do seu município

Clique aqui
Destaque
Detalhe da Notícia
Tradicional festa de S. Brás marca início do Carnaval na Nazaré
31-01-2011
Decorre na próxima quinta-feira, 3 de Fevereiro, a tradicional festa de S. Brás e romaria ao monte de S. Bartolomeu. Uma celebração ancestral que marca, há largas décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré.

O costume cristão da subida à capela de S. Bartolomeu, ascendendo os íngremes degraus até alcançar uma das mais belas vistas panorâmicas de toda a região, convive pacificamente com a festa profana.

No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição.

É neste cenário que decorre a festa de arranque do Carnaval da Nazaré, com música, baile e muita gente mascarada.

Durante a tarde, será feita a apresentação oficial dos Reis do Carnaval 2011, cuja identidade é já conhecida: Luís Mendes (conhecido por “Xiri”) e Odete Robalo.


A Romaria de S. Brás
As origens da Romaria de S. Brás, considerada uma das mais genuínas manifestações populares da Nazaré, perdem-se nos tempos e confundem-se com a lenda.
De acordo com a tradição oral, quando Frei Romano e D. Rodrigo, último rei visigodo na Península Ibérica, se refugiaram na Nazaré trouxeram, para além da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, as relíquias de S. Brás e de S. Bartolomeu. A veneração aos dois santos resistiu ao passar dos tempos, e se S. Bartolomeu deu o nome ao Monte onde se situa a ermida, S. Brás mantém a sua romaria como uma das mais importantes festas populares de toda a região.

‹ Voltar
 
Sub-Navegação
Filtrar:
Todas
Cultura
Desporto
Município
Educação
Mar e Pescas
Animação
Economia e Desenvolvimento
Saude e Bem-estar
Acçao Social
Festas Populares
Ambiente

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação