Homepage
Pesquisa
Meteorologia
Max: 21º
Min: 18º
+ info
Navegação
Eventos
PODCAST

Ouça aqui as principais notícias do seu município

Clique aqui
Destaque
Detalhe da Notícia
Festa de S. Brás dá início ao Carnaval na Nazaré
Tradição ancestral
01-02-2012
Decorre esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, a tradicional festa de S. Brás e romaria ao monte de S. Bartolomeu. Uma celebração ancestral que marca, há décadas, o arranque do Carnaval na Nazaré.
O costume da subida à capela de S. Bartolomeu, que se faz através de uns íngremes degraus, até alcançar uma das mais belas vistas panorâmicas de toda a região vem de longe.

No sopé do monte, milhares de pessoas acampam durante o dia e, em jeito de piquenique, à volta de fogueiras, assam carne e enchidos, regados com boa disposição.

É neste cenário de grande animação, com gente mascarada, que decorre a festa de arranque do Carnaval da Nazaré.

É, também, nesta ocasião que se faz a apresentação oficial dos Reis do Carnaval 2012, Maria da Ascensão Quinzico Codinha (rainha) e de Eduardo José da Silva Hespanhol (rei). 


A romaria de S. Brás
As origens da romaria de S. Brás, considerada uma das mais genuínas manifestações populares da Nazaré, perdem-se nos tempos e confundem-se com a lenda.
De acordo com a tradição oral, quando Frei Romano e D. Rodrigo, último rei visigodo na Península Ibérica, se refugiaram na Nazaré trouxeram, para além da imagem de Nossa Senhora da Nazaré, as relíquias de S. Brás e de S. Bartolomeu. A veneração aos dois santos resistiu ao passar dos tempos, e se S. Bartolomeu deu o nome ao Monte onde se situa a ermida, S. Brás mantém a sua romaria como uma das mais importantes festas populares de toda a região.

‹ Voltar
 
Sub-Navegação
Filtrar:
Todas
Cultura
Desporto
Município
Educação
Mar e Pescas
Animação
Economia e Desenvolvimento
Saude e Bem-estar
Acçao Social
Festas Populares
Ambiente

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento
Acessibilidade [Alt + D seguido de ENTER] D  POS_Conhecimento
FEDER União Europeia
FEDER
Associação de Municípios do Oeste Makewise - Engenharia de Sistemas de Informação