|
Departamento de Dança
Do Departamento de Dança fazem parte a Dança Clássica, as Danças de Salão, a Dança Contemporânea e o Hip-Hop. Nas Danças de Salão estão incluídas as Danças Clássicas e as Danças Latinas. No “Hip-Hop” existem variadíssimos estilos a explorar, tais como o Funk, o Locking, Popping e o House. As diferentes disciplinas são dirigidas, principalmente, aos mais novos, sendo as aulas programadas para diferentes níveis, de acordo com a idade e/ou maturidade bem como a prática da actividade e /ou consciência e execução da técnica.
Professores de Dança:
Bárbara Sousa Professora Ballet Jorge Gomez Professor Danças de Salão Iolanda Sousa Professora Hip-Hop Lídia Mendonça Professora de Dança Contemporânea
Contexto Sócio-Histórico:
A AMA, Academia de Artes, nasce a partir de um projecto inicial de desenvolvimento para a comunidade - as “Escolinhas” da Câmara Municipal da Nazaré. Deste projecto fazem parte as mais diversas actividades – Vela, Patinagem, Ginástica, Surf, e outras. Posto isto, surgiu a necessidade de se criar um departamento específico para as Artes – Dança, Música, Teatro, Canto e Artes Plásticas.
Contexto Sócio-Económico:
A AMA é um projecto municipal integrado no gabinete da cultura, direccionado a qualquer criança/jovem, sem qualquer custo económico para a família. A Câmara Municipal tem, neste sentido, tanto com a AMA como com outras actividades por ela divulgadas, o objectivo de levar a todos o direito de crescer com Igualdade de Oportunidades. Não existindo pagamento de propinas, o único custo da responsabilidade dos pais é a roupa de aula (uniforme indicado pelo professor de cada disciplina) e, na altura, dos espectáculos o guarda-roupa e acessórios.
Educativo:
Enquanto espaço aberto, a AMA é um lugar para aprender, aprofundar ou simplesmente experimentar disciplinas artísticas através de uma formação regular ou pontual (Workshops). Enquanto Academia de Dança, oferece uma formação básica numa vertente educativa e de lazer que será eventualmente programada para se formar uma vertente artística. As aulas funcionam como actividades extra-curriculares e têm como principal objectivo o desenvolvimento do interesse das crianças e jovens pelas Artes como parte imprescindível nas suas vidas, para o seu bem-estar e desenvolvimento, quer motor e emocional/psicológico, quer estético/artístico – desenvolvimento do gosto, apreciação e crítica. As aulas da AMA são coordenadas de acordo com as aulas e férias escolares, daí terem início a partir da segunda quinzena de Setembro, havendo Férias de Natal, Carnaval, Páscoa e Verão. Existem duas apresentações fixas durante o ano lectivo: uma no Natal e a outra no Verão, podendo haver outras, esporádicas, e dependentes de convites de participação.
Técnicas de Dança:
Objectivos Gerais: Criar disciplina comportamental; Desenvolver hábitos de treino adequados e saudáveis; Aumentar a consciência corporal; Entender a técnica de dança ensinada – nomenclatura e princípios.
Objectivos Fundamentais: Movimentos fundamentais de base - Postura, Controle tónico, Respiração; Especificidades da Dança (Qualidades do movimento, Tipos de Movimento, Espaço cénico, Música); Aumento das aptidões perceptivas (Descriminação quinestésica, visual e auditiva; Capacidades coordenativas); Qualidades físicas (Resistência, força e flexibilidade); Qualidades expressivas (Foco, expressão facial, projecção dos gestos, interpretação);
Objectivos Específicos: Desenvolvimento de movimentos de destreza, “skills”, pertencentes a cada técnica.
Inscrições: Aceites até ao início do ano lectivo (Setembro), exclusivamente no Cine-Teatro da Nazaré. Documentos necessários: Foto tipo passe; Fotocópia do BI; Preenchimento da ficha de Inscrição AMADança
Professora Bárbara Sousa Coordenadora AMADança
|