Ambiente

Inquérito de satisfação a Praias Acessíveis

Está a decorrer até ao final do mês de outubro um inquérito para avaliar a satisfação dos utilizadores da Nazaré enquanto praia acessível na época balnear de 2015.

O Programa Praia Acessível - Praia para Todos! teve início em 2004. Com este Programa, que visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, pretende-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

O programa "Praia Acessível - Praia para Todos!" teve o seu lançamento na época balnear de 2005, tendo registado um número crescente de praias aderentes ao longo dos últimos dez anos.

Acesso pedonal até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banho; Estacionamento ordenado e com lugares reservados a viaturas ao serviço das pessoas com deficiência; Passadeiras sobre o areal; Instalações Sanitárias adaptadasl; Posto de Primeiros Socorros acessível; Existência de Nadador Salvador; Informação ao público, à entrada da praia e na página eletrónica do município, sobre as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada são algumas das condições necessárias para uma estância balnear poder obter a bandeira de Praia Acessível.

A praia da Nazaré disponibiliza, também, apoio anfíbio para o banho; bebedouros e lava-pés acessíveis, entre outros serviços para ser, da vez mais, acessível a todos.

O inquérito está disponível na página: http://www.inr.pt/content/1/17/praias-acessiveis