Política

Representantes do Município da Nazaré de visita à comunidade nazarena de Toronto

O Presidente e Vice-Presidente de Câmara da Nazaré estão a efetuar uma visita oficial de três dias à comunidade nazarena de Toronto, no âmbito do 59º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga (o mais antigo da diáspora portuguesa) e de uma homenagem a vários conterrâneos que se destacaram em várias áreas de ação.

No primeiro dia da visita, Walter Chicharro realizou um encontro de trabalho com o cônsul geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, que serviu para debater vários temas de interesse entre as duas instituições. 

O papel dos portugueses naquele país, a forma como as autoridades políticas podem cooperar para benefício de ambas as comunidades, nomeadamente através de atos que contribuam para o ensino do português no Canadá, foram alguns dos temas abordados.

O autarca manteve, ainda, uma reunião com o Liuna Local 183, o maior sindicato da construção civil da América do Norte (com mais de 60 mil associados), presidido por Jack Oliveira, e concedeu entrevistas a diversos órgãos de comunicação centradas na Nazaré, no seu atual momento e dos seus representantes no mundo.

A Omni News, um canal de televisão canadiano multicultural e com emissões em várias línguas, nomeadamente o português; à Camões Rádio Tv; a FPTV e CIRV rádio (rádios portuguesas da comunidade, que emitem a partir de Ontário) foram algumas das estações percorridas.

O primeiro dia de visita às comunidades nazarenas terminou com um encontro de trabalho com investidores imobiliários luso-canadianos.

O Município da Nazaré tem vindo a reforçar a sua presença junto da comunidade residente no Canadá, através de vários atos, como a presença na “Semana de Portugal”, visitas de trabalho com visitas e contactos com responsáveis políticos e empresariais, e a instituições luso-canadianas ou a receção a Julie Dzerowicz, deputada federal eleita por Davenport (Toronto, Canadá).

A cultura e o turismo são duas áreas que a Nazaré pretende vir a desenvolver com aquele país.

A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo. São ativos importantes na divulgação das nossas raízes culturais no Canadá, e que têm contribuído para o crescente interesse pela Nazaré”.