Antiga Casa dos Pescadores

O dia 22 de Maio de 1941 fica na História como o da inauguração da Casa e Bairro dos Pescadores. Em pleno Estado Novo, e dadas as difíceis condições de vida dos pescadores, tornava-se necessário edificar moradias económicas e ter um espaço de apoio e ensino das artes de pesca.
Na Casa dos Pescadores podíamos encontrar as chamadas Casas de Trabalho para as raparigas, dos dez aos dezanove anos (onde aprendiam as primeiras letras, noções básicas de corte e costura, cozinha, puericultura, ensino religioso e moral) e Escolas de Pesca para os rapazes, onde estes faziam a preparação técnica para o manejo das artes de pesca.
Além destas havia a escola profissional de pesca que tinha por objectivo proporcionar aos pescadores uma base de conhecimento técnico, que lhes permitisse integrar as tripulações das frotas do bacalhau e do arrasto.
Com o diploma da “Escola de Pesca”, os rapazes podiam exercer a actividade de arrais, contramestres e mestres de pesca.
Em Julho de 1983, o edifício depois de sofrer remodelações no seu interior, passa a ser ocupado pelos serviços da Câmara Municipal da Nazaré onde se mantêm até hoje.
Mesmo ao lado encontramos a Capela de S. Pedro inaugurada na mesma data que o edifício da Casa dos Pescadores.
Esta capela foi cedida pelo responsável da antiga Casa dos Pescadores à Confraria do Santíssimo Sacramento da Pederneira, a qual ainda hoje a mantém.
Era conhecida a procissão de S. Pedro, patrono dos pescadores, que percorria as principais ruas da vila e que terminava num grande arraial no Bairro dos Pescadores.