Bandeira Azul

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído às zonas balneares e portos de recreio, desde que cumpram um conjunto de critérios (27) relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.

A candidatura é apresentada anualmente e o galardão é válido apenas para uma época balnear.
Este programa tem como objetivo aumentar a consciencialização dos cidadãos para a proteção do ambiente marinho e costeiro.

A praia da Nazaré aderiu a este projeto em 1987, ano em que a campanha teve início, integrada no Programa do Ano Europeu do Ambiente.
A candidatura da zona balnear da Nazaré à Campanha Bandeira Azul é subscrita por várias entidades que se comprometem, perante o Operador Nacional, a cumprir o respetivo Regulamento. São essas entidades: 
- Município da Nazaré
- Capitania do Porto da Nazaré
- Região de Turismo Oeste
- APA/ ARS Lisboa e Vale do Tejo
- ABAE

Neste sentido, a Autarquia desenvolve várias atividades de educação ambiental, realizando-se a maior parte destas na Biblioteca de Praia durante a época balnear. Estas atividades, para além de sensibilizarem os participantes para a preservação do ecossistema marinho e terrestre, permitem também dar a conhecer o património histórico, geológico e biológico do concelho.

www.abae.pt