Gabinete Virtual – A minha vida Sexual - USF Global

O Gabinete Virtual – A minha vida Sexual - USF Global foi fundado a 8 de Maio de 2013, no âmbito da Medicina Geral e Familiar..

Surge depois da constatação que muitas questões sobre a sexualidade ficavam por colocar por inibição e vergonha dos jovens e adolescentes, durante as consultas de Saúde Infantil e Planeamento Familiar.

Surgiu, assim, a ideia de criar uma forma de ajudar os jovens sem necessidade de deslocações ou exposição pessoal. O objetivo foi criar um serviço direcionado de e-mail, e página no Facebook que permitem esclarecer as questões dos jovens e adolescentes da Nazaré, e não só, no âmbito dos temas:

- Métodos contracetivos

- Doenças sexualmente transmissíveis

- Disfunção sexual

- Orientações sexuais.

Trata-se de um serviço médico, anónimo e confidencial, ao qual os jovens se podem dirigir, sempre que sentirem necessidade de tirar uma dúvida e/ou de esclarecer alguma informação na área da saúde e da sexualidade.

É gerido por médicos que asseguram um atendimento claro, rigoroso e imparcial, sem fazer juízos de valor.

Este projeto foi lançado no Externato D. Fuas Roupinho nos dias 8 e 9 de Maio de 2013, através de uma apresentação destinada aos estudantes do 9.º e 10.º anos, numa iniciativa que pretendeu sensibilizar para a importância da vivência saudável da sexualidade, realçar a importância dos afetos nas relações humanas, salientar a importância da preservação da autoestima e da aceitação das diferenças e estimular o debate e a tomada de consciência para os problemas da gravidez na adolescência.