Centro de Alto Rendimento da Nazaré

CARSURF

O projeto foi elaborado de acordo com os requisitos apresentados pela Câmara Municipal para a conceção do projeto tendo em vista a construção do centro de alto rendimento de surf, nomeadamente o programa apresentado pela Federação Portuguesa de Surf.

Na conceção do projeto observaram-se as disposições inerentes à caracterização de intervenção e respeitaram-se as diferentes secções descritas no programa funcional, procurando-se definir os requisitos e relações funcionais entre as diversas secções.

A área de intervenção onde foi implementada a construção, situa-se na parte norte do aglomerado da Nazaré, identificada como Praia Norte. Tem como acesso principal a estrada de acesso à Praia Norte e pelo arruamento na extrema nascente da parcela, arruamento de ligação entre o caminho existente a sul e a referida estrada.
A área de intervenção apresenta-se hoje integrada numa área em desenvolvimento, na sua maior parte ainda caracterizada por pinhais, e por alguns equipamentos de teor público como o parque urbano e parque infantil a nascente da área de intervenção, confrontando no topo norte e poente, a Norparque (diversões aquáticas).

Deste local, ainda marcado pela presença florestal, importa salientar a ligação visual para o forte da Nazaré e sobretudo para o mar, constituindo assim uma excelente panorâmica.

DESCRIÇÃO DO EDIFICIO
Caracterizado por um material de revestimento, que se implante de modo a resolver o ligeiro declive, como um volume que assenta e sustentavencendo a cota. Um volume em “L”, criando por si, um espaço  privativo  exterior,  orientado  à  panorâmica, assumindo este espaço como a área de maior importância do centro. A orientação deste espaço tem como preocupação principal proporcionar ao edifício a melhor exposição solar e assim como privilegiar a melhor protecção face aos ventos dominantes, oriundos de norte.
Com a forma, à priori, a garantir a melhor orientação solar e a melhor proteção dos ventos, a organização do centro assume o quadrante sul/poente como o principal, relacionado assim todos os espaços residenciais e desportivos, tais com os quartos, as salas desportivas, hangar de pranchas, sala de refeições e sobretudo as áreas de fruição exterior.
Deste modo, remeteu-se para quadrante norte e nascente as áreas de apoio, instalações sanitárias e aras de gabinetes. As áreas de recepção e dos gabinetes produzem a fachada principal do edifício, voltando-se ao arruamento a nascente e parte da panorâmica para norte.
No interior preconiza-se a utilização de materiais correntes, rebocos pintados e revestimentos cerâmicos de forma a criar um edifício economicamente viável e de baixa manutenção.

CENTRO ALTO RENDIMENTO DA NAZARÉ

Área de Acessos:
Um acesso para viaturas e outro para os utentes do centro.

Área Edifício: composta por área comum ou social; área desportiva; área residencial e área de estacionamento, que passamos a descrever:
Área Comum ou social
Com uma área de receção/ administrativa, com balcão de atendimento, 3 gabinetes, 1 sala de  reuniões,  área  de  arrumos,  Instalação  sanitária  para utentes/visitantes, incluindo a utentes de mobilidade condicionadas, e as relativas ao pessoal. Sala de refeições e respetiva cozinha de apoio, onde se incluem, ainda, as  áreas  de  copa  limpa  (preparação,  confeção  e  saída  dos alimentos), copa suja e arrumo da louça, zona de armazenagem, vasilhame, dispensa de dia, material de limpeza, zona de resíduos no exterior.

Área desportiva
Num espaço amplo, com cerca de 102.6m2, engloba as áreas desportivas e a sala polivalente/aquecimento. Adjacente a este, o Hangar para pranchas e espaço exterior para a zona de duches e para uma fruição exterior.
Integrados nesta área, sitiou-se os balneários e instalações sanitárias, incluindo monitores, a
área médica (primeiros socorros e massagem) e área sauna.

Área residencial
Com 7 unidades de alojamento, sendo 6 com capacidade para 4 utentes e 1 para 6 utentes. Em cada unidade é prevista uma zona de armário para a colocação de fatos e pranchas e de arrumação. O espaço do quarto em si compreende os beliches, armários e uma mesa de apoio. Integrados nesta área, foram também definidas as áreas de balneários e instalações sanitárias para ambos os sexos. Estão também contempladas áreas de arrumos.

Área estacionamento
10 lugares de estacionamento privados, exteriores do centro.