Educação

1º ciclo do Ensino Básico da Nazaré assinala Dia Nacional de Luta contra a Obesidade com o desafio saudável

As escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré estão a assinalar o Dia Nacional de Luta contra a obesidade com um desafio em nutrição até à próxima sexta-feira, 17 de maio.

O desafio consiste na composição da lancheira escolar com soluções práticas e saudáveis, sem chocolate, doces, fritos, bolos, e alimentos açucarados e sensibilizar para a problemática que é a obesidade.

 “3 dias à Campeão: 0% açúcar, 100% saudável!" sugere, em alternativa aos habituais lanches calóricos de alimentos processados (carregados de sal e açúcares), lancheiras para a manhã e a tarde com: frutas, iogurtes, iogurtes com flocos de cereais, gelatina (preferencialmente, de origem vegetal), palitos de cenoura, queijinhos (tipo babybel), sandes de queijo/fiambre/manteiga, sumos de fruta (néctar ou 100% fruta), leite, bolacha (tipo maria, integral ou de milho), frutos secos, etc.

“A ideia é mudar ligeiramente os comportamentos alimentares que se têm vindo a verificar e a agravar gradualmente, e acredito que esta pequena iniciativa poderá ter um impacto interessante”, explica a nutricionista do Município, Dânia Ferreira. 

No final do desafio, será entregue uma medalha (autocolante) aos alunos que tiverem cumprido o desafio como “congratulação” pelo objetivo alcançado. 
 
A ideia da iniciativa “é cativar pais e encarregados de educação para que não mandem lanches com chocolate, doces, fritos, bolos, e alimentos açucarados no geral, nestes dias, mas também envolver os nossos alunos. Outro objetivo é sensibilizar para a problemática que é a obesidade, e tentar mudar um bocadinho a ideia de que é difícil mandar um lanche prático e saudável”.