Abriu ao público a Galeria “Paul Girol”

Situada no edifício da Biblioteca Municipal, a “Galeria Municipal Paul Girol” tem uma área interior de 101 metros quadrados.

“Demos um passo importante para colmatar uma necessidade que a Nazaré tinha nesta área cultural” disse Manuel Sequeira, vice-presidente da Câmara Municipal, adiantando que a escolha do nome do pintor francês se deveu ao facto deste “ter projetado o nome Nazaré no exterior, assim como a sua paixão pela terra, tornando-se num embaixador desta vila”.

Por seu turno, Walter Chicharro, Presidente da Câmara, realçou o esforço da atual gestão (PS) na “otimização dos equipamentos municipais” e ao papel das autarquias na área cultural através da “dinamização da cultura”, referiu-se à Galeria como um espaço que “responde às exigências expositivas das Artes Plásticas e recordando “a importância da Nazaré para as Artes”, dado que tem sido, ao longo de décadas, fonte de inspiração para vários criadores.

Pintura de Paul Girol na Galeria de 14 de março a 6 de abril

A pintura do artista plástico francês Paul Girol vai estar patente na Galeria Municipal, de 14 de março a 6 de abril.

Nesta exposição, será possível ver algumas das obras que Girol criou durante as suas passagens por Portugal e, em particular, pela Nazaré, durante a década de 50 do século passado.

Paul Girol (1911-1988) estudou Belas Artes em Paris, no atelier Lucien Simon. Começou a dar aulas de desenho e, progressivamente, conquistou espaço no mundo artístico da capital francesa e, depois, na América do Norte.

A descoberta de Portugal, em 1955, teve uma influência decisiva na sua pintura. «Portugal foi, para mim, uma revelação», escreveu o próprio Girol. «Encontrava aí o mar, os céus azulados, a brilhante brancura das casas portuguesas e, sobretudo, a vida rude dos pescadores e das suas famílias, a profundidade dos olhares […] Aí realizei um longo trabalho, modificando inteiramente a minha maneira de ver e de sentir».

Foi após esta «descoberta» que Paul Girol se afirmou plenamente enquanto artista plástico de referência. Em 1962, recebe o Grande Prémio de L’Ille de France e a medalha de prata da cidade de Paris. É nomeado oficial da Academia (no sector da educação) e, em 1972, é agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem Nacional de Mérito (sector cultura). Em 74, recebe a medalha de ouro “Artistas Franceses”.

A obra de Paul Girol encontra-se presente em vários edifícios públicos, museus, galerias e em coleções particulares, um pouco por todo o mundo.

Na década de 1970, Paul Girol expôs na Nazaré, a vila piscatória por que se apaixonou e de que viria a ser, através da sua obra, um dos seus mais famosos embaixadores no estrangeiro.

Galeria Paul Girol
Rua Grupo Desportivo “Os Nazarenos”
2450-291 Nazaré