Cultura

Adesão do Município à Confraria do Peixe aprovada em reunião de Câmara

O Município manifestou, hoje, a intenção de adesão à Confraria do Peixe – Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo, tendo remetido a sua decisão e os estatutos da associação à aprovação da próxima Assembleia Municipal.

Promover o peixe de todas as zonas piscatórias de Portugal como nobre alimento da gastronomia nacional e internacional é o objetivo desta entidade, criada em janeiro de 2017.

Entre as linhas de atuação estratégicas estão projetos formativos e informativos para a sustentabilidade do pescado, rotas do pescado, áreas aquáticas protegidas, fóruns nacionais e internacionais sobre o pescado.

Constituída por empresas (públicas e privadas), instituições de ensino, centros de I&D, associações (empresariais e outras) e entidades de administração local, tem como objetivos de atuação a sustentabilidade dos recursos pesqueiros, intervenção e inovação na utilização do pescado, preservação e divulgação do património pescado em Portugal, e a divulgação da arte piscatória. 

No âmbito das suas funções, a Confraria do Peixe – Nobre Confraria Gastronómica do Melhor Peixe do Mundo – promoverá, participará e divulgará fóruns, conferências, seminários, workshops, nacionais e internacionais, que pretendem ser uma Plataforma para todos os intervenientes do pescado, sempre com a preocupação pela sustentabilidade do setor.