Assembleia Municipal leva deputados a visitarem o concelho

Os deputados da Assembleia Municipal da Nazaré visitaram o local onde está a ser construído o Centro Escolar de Famalicão e o Porto de Pesca, duas infraestruturas prioritárias na atuação da gestão da Câmara (PS) para os próximos meses.

“O Centro Escolar de Famalicão foi o primeiro a ser enviado para visto prévio do Tribunal de Contas, mas é o único que não está concluído”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, adiantando que “a atual gestão pagou metade do valor das infraestruturas construídas (ainda durante o mandato do PSD), avaliadas em 250 mil euros, tendo chegado a entendimento a empresa MECH para o redimensionamento do projeto de obra e formulação do projeto de especialidades” com o objetivo de o lançar, em breve, a Concurso.

Atualmente avaliado em 1,2 milhões de euros, deverá ser uma das obras “co-financiadas pelos próximos apoios comunitários do quadro Portugal 2020”, acrescentou o autarca.

Ainda em Famalicão, os deputados visitaram o Pavilhão Desportivo, localizado nas imediações do Centro Escolar, onde “serão necessários investimentos na ordem dos 100 mil euros”, informou José Filipe Ramalho, Presidente da Junta de Freguesia, entidade responsável pelas obras que têm vindo a ser realizadas naquele equipamento (cobertura, paredes, piso, casas de banho), no âmbito do Contrato interadministrativo de delegação de competências da Câmara nas Juntas de Freguesia.

O Porto de Pesca da Nazaré, onde se inteiraram dos Planos da DOCAPESCA (administração do Porto) para requalificar e modernizar um equipamento onde se regista um movimento comercial de 7,5 milhões de euros anuais, e um volume de capturas na ordem das 3.500 toneladas por ano, foi outro dos pontos de visita.

Para reforçar a importância do equipamento, o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, que tem vindo a realizar diversas reuniões para solicitar a sua modernização, propôs “a instalação de uma homenagem aos protagonistas da construção desta infraestrutura”.

O programa de “conhecimento da realidade, visitando no terreno as obras e contactando as pessoas”, segundo explicou José Ramalhal, Presidente da Assembleia Municipal, terminou com a visita às obras de requalificação da Marginal da Nazaré, que deverão estar concluídas dentro dos próximos dias.

A iniciativa, do passado sábado, dia 28 de novembro, insere-se no Plano de Atividades da Assembleia, delineado pela Comissão Permanente daquele órgão autárquico.