Política

Autarquia investe na requalificação dos caminhos agrícolas

Está concluída a operação de limpeza dos rios que servem os campos agrícolas de Valado dos Frades. A desmatação e a retirada de lamas das bordas dos rios da Areia, Tábuas, Sarradas, Matas e do Meio foram as primeiras intervenções efetuadas.

O investimento de 71.304,33 euros permitiu que alguns campos abandonados, por falta de condições de cultivo e rentabilidade, fossem reativados. 

“A obstrução dos rios provocava, na época das chuvas, o transbordo de águas para os campos, que ficavam alagados e com as plantações perdidas, o que levou ao abandono de algumas parcelas”, explicou Rui Manuel Amaro, Presidente da Junta de Freguesia do Valado, que se mostra confiante nos bons resultados desta intervenção para a agricultura.

“Estas benfeitorias, que apresentámos como um compromisso em 2013, serão contínuas, pois obrigam, necessariamente, a manutenção. São, para já, um excelente contributo para a melhoria das condições de produção”.

Concluída esta etapa, será feita a requalificação e pavimentação de estradas de uso agrícola, o que poderá acontecer dentro de poucos meses.

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, explicou que estes trabalhos integram o plano de manutenção e conservação das linhas de água bem como dos caminhos agrícolas, iniciado há quase 4 anos.

“Será dado início, dentro de meses, ao Plano de requalificação dos caminhos e estradas agrícolas do Valado, designadamente a Estrada das Ilhas”.

A limpeza e valagem dos rios não era feita há décadas. “Com as culturas plantadas dependentes do rio, a limpeza é relevante para a garantia de reservas de água para a rega”, disse o autarca, que destacou, ainda, a “manutenção e conservação das linhas de água, bem como dos caminhos agrícolas, como fatores com influência sobre a qualidade da produção”, pelo que a Câmara irá dar continuidade a estas intervenções para o apoio ao setor.