Biblioteca Municipal da Nazaré assinalou o 6º Aniversário

A festa contou com um momento musical, a inauguração das exposições: “Nazaré em fotografia”, imagens que fazem parte da Imagoteca da Biblioteca Municipal (22 de novembro a 13 de dezembro) e da de “Trabalhos em Madeira”, da autoria de Alberto Constantino (22 de novembro a 6 de dezembro); poesia; fantoches e a exibição do documentário “A Paisagem de Artur Pastor”, autor que, sobretudo na década de 50, contribuiu determinantemente para a projeção nacional e internacional da Nazaré e dos seus modos de vida.

O vice-presidente da Câmara, Manuel Sequeira, destacou, no seu discurso, alguns eventos realizados ao longo dos últimos meses, designadamente a abertura da Galeria Municipal, “dedicada à promoção de artistas locais”, e a realização do ciclo Controvérsias que “trouxe à Nazaré uma riqueza de oradores o que, por norma, só acontece nos grandes centros urbanos”.

“Saibamos preservar este equipamento que ao nível estatístico tem uma procura de fazer inveja a outros, de cariz semelhante, no resto do país”, disse o vereador.

Por seu turno, Walter Chicharro, Presidente da Câmara, destacou o facto de “apesar das dificuldades de ordem financeira, temos conseguido, também graças aos colaboradores, manter a elevação do equipamento, nomeadamente através de uma agenda regular de eventos”.

A comemoração do sexto aniversário do novo edifício da Biblioteca Municipal da Nazaré teve a organização da Câmara Municipal da Nazaré e a colaboração da Universidade Sénior da Nazaré, Câmara Municipal de Lisboa, Escola Profissional da Nazaré e Museu Dr. Joaquim Manso.

Biblioteca Municipal da Nazaré
A Biblioteca Municipal da Nazaré localiza-se na Av. Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, junto à Avenida do Município. O edifício caracteriza-se pela sobriedade arquitetónica, com recurso a materiais nobres como o vidro, a madeira e o metal, privilegiando a transparência, a iluminação natural e a amplitude das áreas.

Caracterizada por uma ampla polivalência, assente na diferenciação de espaços com funções e públicos-alvo específicos (sala infantil/juvenil, sala de adultos, zona HI-FI, etc.), a nova Biblioteca Municipal da Nazaré oferece, ainda, uma Bébeteca (espaço de aprendizagem ativa para bebés e crianças dos 0 aos 3 anos), uma Bedeteca (espaço dedicado à banda desenhada), uma cinemateca e uma fonoteca, um planetário (espaço de conhecimento e de observação dos céus), entre outros serviços.