Biblioteca Municipal da Nazaré aumenta coleção de livros em língua inglesa

1400 livros em inglês foram, ontem, entregues à Biblioteca Municipal da Nazaré. A doação resulta de uma campanha de recolha feita pela docente Escola Lusitânia de Long Branch, em New Jersey, Raquel Martins Rosa.

Frequentadora regular da Biblioteca Municipal da Nazaré, a docente apercebeu-se da escassez de livros em inglês e, juntamente com o coordenador do equipamento, António Balau, levou a cabo a iniciativa de recolha junto dos alunos e comunidade portuguesa do Long Branch Portuguese Club.

“É uma excelente iniciativa para um espaço em crescimento, como é a Biblioteca Municipal da Nazaré. Este é um equipamento de grande sucesso, que está a atingir recordes na procura, por nacionais e estrangeiros”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.

Só no mês de julho, a Biblioteca registou quase 6 mil entradas, 15% das quais de cidadãos estrangeiros. A sala de adultos registou a maior frequência de leitores, com 1985 pessoas a utilizarem os recursos disponíveis; tendo o espaço infantil registado 1260 entradas. A Biblioteca tem 4.034 leitores inscritos. Nas estantes, aos 900 livros em língua inglesa, juntam-se, agora, estes 1400, entregues pela escola lusitânia.

A Coordenação de Ensino de Português nos Estados Unidos – Newark (CEPE-EUA) do Camões I.P. apoiou a iniciativa da Escola Lusitânia de Long Branch em New Jersey, e o Instituto Camões suportou o transporte dos livros.

O Adjunto da Coordenação, José Carlos Adão, classifica de “bastante importante” uma iniciativa que “promove não só a leitura, mas também o estreitamento de laços entre os alunos nos Estados Unidos e os alunos/utentes da Biblioteca da Nazaré”.