Biblioteca Municipal forma público para o teatro

A Biblioteca Municipal está a promover o teatro e o gosto pela representação junto das crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho.

Contribuir para o gosto pelo teatro, para a formação de novos públicos e para a coesão social da comunidade, desenvolvendo a área artística e cultural da população infantil, através da formação pessoal e social da comunidade, são alguns dos objetivos da iniciativa “Teatro na Comunidade”, integrada no Plano Cultural do Município.

Sob a orientação técnica de Tânia Chita (formada em Teatro, e conhecida do público pelos vários papéis desempenhados em teatro e na televisão), os alunos irão explorar os movimentos do corpo e a projeção da voz e, mais tarde, realizar jogos dramáticos, combinando o processo criativo com a execução da apresentação.

O projeto propõe-se desenvolver a criatividade e a espontaneidade, através da expressão corporal, evoluindo para a exploração das diferentes possibilidades da voz; domínio do espaço; desenvolvimento da improvisação não-verbal; utilização das palavras como forma de expressão; e associação da dimensão verbal com a gestual.

Para além da diversão, “o teatro é uma linguagem que auxilia a criança a desenvolver a motricidade, a cognição e a sensibilidade”, refere a organização.

“Ao fazer parte do jogo teatral, a criança entra num espaço imaginário, que potencializa a sua capacidade de criação. Ao mesmo tempo vai se tornando mais livre e autónomo ganhando cada vez mais espaço para trabalhar em grupo, melhorando a forma de interagir com os outros”.

O projeto foi iniciado este ano letivo. Deverá estender-se a mais escolas no próximo.