Política

A Bloom Consulting entrega distinção estrela “Visitar” e “Região Centro” à Nazaré.

A Bloom Consulting Portugal entregou, hoje, ao Município da Nazaré a distinção marca estrela “Visitar” e estrela “Região Centro”. 

“É a melhor posição de sempre, em 5 anos do estudo Portugal City Brand Ranking. A Nazaré é uma marca com muita procura, apresentando uma trajetória crescente, desde a primeira edição do estudo (2014). Subiu cinco lugares, ascendendo à 36ª posição Ranking Nacional, sendo este o seu melhor registo. O principal destaque vai para a Dimensão de Turismo e Talento, onde alcança a melhor classificação de sempre no Ranking Nacional”, declarou Filipe Roquette, Portugal Managing Director da Bloom Consulting.

A subida da Nazaré fez-se em vários indicadores, destacando-se no número total de pesquisas online por parte dos turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral.

A praia (91%), o surf (47%) e a restauração (44%) foram as palavras mais pesquisadas sobre a Nazaré, na internet.

De acordo com o estudo, a Nazaré subiu seis posições no Ranking Nacional “Top 25 – Visitar” da Bloom Consulting – 5ª edição do Portugal City Brand Ranking, posicionando-se no 7º lugar.

Este destino turístico regista uma subida transversal em todas as variáveis do estudo e alcança pela primeira vez um lugar no Top 10, sendo a entrada mais marcante neste grupo de referência das marcas de turismo portugueses.

O posicionamento (em 7º lugar no Ranking Regional do Centro) é “surpreendente”, e revela o interesse, bem como a procura dos investidores e turistas nacionais e internacionais, que colocaram a Nazaré a liderar a tabela “Visitar na Região”. 

A Bloom Consulting refere que para esta subida de dois lugares (face à última análise) contribuíram a melhoria significativa nas dimensões de turismo e negócios, tendo este último ganho maior significado com a entrada em funcionamento da AAE – Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades. 

O bom desempenho da Nazaré é reforçado no ranking do centro do turismo, onde subiu duas posições, liderando a lista (1º lugar).

Para além da espetacularidade das subidas, a Nazaré conseguiu, ainda, uma “estrela” por ser um dos 3 municípios portugueses que mais se destacou no crescimento de pesquisas por parte de turistas nacionais e internacionais ao nível do “surf”. Desde que Portugal se tornou no país mais procurado proactivamente em motores de busca por surf que assistimos ao aumento anual exponencial da procura desta prática em municípios portugueses, tendo a Nazaré superado outros destinos nacionais.

A 5ª edição do Portugal City Brand Ranking estuda e analisa a performance de marca dos 308 municípios portugueses, nas áreas do Turismo, Negócios e Talento. Os resultados e posições dos Municípios resultam de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.

Para o estudo foram tidos em consideração Dados Estatísticos (incluem dados económicos; dados turísticos e dados sociais); a procura online (os turistas procuram inspiração sobre o seu destino de férias através de fontes que consultam na internet) e o desempenho online (respeitante à comunicação e promoção levada a cabo por cada município através do seu website e outras redes sociais).

“O Estudo confirma a correção da estratégia de investimento na promoção, na requalificação dos espaços públicos, que assume particular relevância na alavancagem da economia local e aumento das condições de bem-estar dos locais, visitantes e turistas, bem como na atratividade do território para o investimento, a criação de emprego e geração de riqueza”, diz o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

A Nazaré está na moda, “também por força do mediatismo do produto Ondas Grandes; e as ações de gestão, tanto na promoção do concelho dentro e fora do país como no investimento na diversificação do tecido económico (com a entrada em funcionamento da AAE – Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades) foram oportunas e acertadas”.

Ao nível da economia, cuja principal indústria é o turismo, é notório um maior fluxo de turistas/visitantes ao longo de mais meses ao ano, e “a Nazaré está a tornar-se, cada vez mais, numa das marcas turísticas do território nacional mais conhecida internacionalmente”.

“É com grande satisfação que vejo refletido neste estudo o sucesso da gestão municipal, com a chegada da Nazaré ao 7º lugar na dimensão “Visitar” (num total de 308 municípios, e ao 1º lugar na Região Centro), superando outros destinos com maior capacidade de investimento na promoção para a atratividade de visitantes e investidores”.

Link do estudo: https://bit.ly/2p96tfv