Sociedade

Bombeiros da Nazaré comemoram 92 anos de existência

Os bombeiros voluntários da Nazaré comemoraram os 92 anos de existência no dia 10 de junho com uma festa que juntou a corporação, a população e os convidados da Associação Humanitária.

Uma nova viatura, o anúncio da pretensão de realização de obras de requalificação das atuais instalações e a divulgação do nome do adjunto de comando marcaram as celebrações da data.

Ricardo Rebelo falou em “empenho e humildade”, e no “diálogo responsável que ajudará a encontrar as melhores soluções” como as bases para as suas novas funções no comando da corporação.

O comandante dos Bombeiros, João Paulo Estrelinha, apontou, por seu turno, a necessidade de dar “melhores condições” aos voluntários, referindo-se à pretensão de aumentar o conforto das instalações para o corpo de voluntários da Associação.

No mesmo sentido, o Presidente da Associação Humanitária dos BV Nazaré, Joaquim Morais, falou das obras de requalificação do Quartel como uma mais-valia para todos.

“Precisamos de ajuda para dar melhores condições aos bombeiros, aumentando as zonas de balneários e camaratas e fechando a parte exterior para acondicionar equipamentos”.

“A reformulação das instalações são uma prioridade”, reconheceu o Presidente de Câmara da Nazaré, uma das entidades convidadas nas cerimónias.

“Estamos a colaborar com a associação na preparação do processo que a médio prazo poderá proporcionar melhores condições técnicas e humanas a todos os que diariamente metem em risco as suas vidas para salvar as nossas vidas”, disse o autarca.

Walter Chicharro referiu-se, ainda, ao apoio monetário que tem vindo a ser atribuído pela Câmara à Associação Humanitária como exemplo da colaboração regular com aquela instituição.

“A título de exemplo, em 2010 o valor anual transferido para a associação foi de seis mil e quinhentos euros. Em 2018 foram transferidos 42 000€, a que somámos 17 171€ para a EIP, o que perfez cerca de 59 mil euros. Este ano, a soma das duas parcelas deverá atingir os 77 mil euros”.

Em dia de aniversário, os Bombeiros receberam, ainda, em prendas, uma nova viatura, entregue pelos Bombeiros de Lucerna - Suíça, e as ajudas financeiras das Juntas de Freguesia do concelho da Nazaré, no valor total de 11.400,00€.