Política

Câmara aprova aquisição de terreno para Lar em Famalicão

A Câmara da Nazaré aprovou por unanimidade a aquisição de um terreno para atribuir ao Centro Social da Freguesia de Famalicão.

O terreno contíguo às atuais instalações irá permitir a ampliação da sede do Centro Social com a construção de um novo equipamento, a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Dar resposta residencial permanente e melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho com a construção de um Lar, que terá capacidade para acolher 52 utentes, é o objetivo deste projeto.

Para a Câmara está em causa contribuir para melhoria de vida da população idosa do concelho, proporcionando serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas, contribuindo para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo, criando condições que permitam preservar e incentivar a relação intrafamiliar e potenciando a integração social – tudo objetivos nobres, que devem merecer acolhimento e apoiar por parte da autarquia.

“Tal como no passado, relativamente a estas instituições que exercem a sua atividade na área social e que prestam serviços relevantes à população do concelho, não poderíamos deixar de apoiar a instalação desta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que o Centro Social da Freguesia de Famalicão está a desenvolver, e que será uma mais valia para o concelho”, declarou Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.

O autarca explica que “a atual gestão da Câmara considera fundamental a colaboração com as entidades que prestam apoio social e auxilio relevante à sociedade civil”, acrescentando que, por essa razão, desde a sua entrada em funções, “já apoiámos os Bombeiros Voluntários da Nazaré (desde 2014), Associação de Dadores de Sangue do Concelho da Nazaré (2017), Confraria Nossa Senhora da Nazaré, Centro Social de Valado dos Frades, e Centro Social da Freguesia de Famalicão”.