Política

Câmara atribui novo desfibrilhador a Valado dos Frades

O Pavilhão Gimnodesportivo Amável dos Santos Pereira de Valado dos Frades está equipado com um desfibrilhador, um equipamento de emergência destinado a socorrer vítimas em paragem cardiorrespiratória.

A vereadora com o pelouro da saúde, Regina Piedade, efetuou a entrega do aparelho à Junta de Freguesia, entidade que gere recinto desportivo.

Adquiridos pela Câmara da Nazaré no âmbito da sua adesão ao Programa Desfibrilhador Automático Externo (PDAE), destinam-se a dotar equipamentos e locais de utilização pública com as melhores condições de socorro à população, contribuindo para o aumento da segurança dos residentes e dos que nos visitam.

O Município dispõe de três desfibrilhadores, que se encontram instalados no complexo desportivo da Nazaré (Pavilhões Municipais, Estádio), Pavilhão de Valado dos Frades e nos Bombeiros Voluntários da Nazaré (durante o verão, fica afeto ao serviço de vigilância e socorro da praia). A Autarquia já anunciou a intenção de aquisição de mais.

Estima-se que ocorram 10.000 casos de paragem cardiorrespiratória (PCR) extra-hospitalar por ano no país. Apenas 3% das vítimas sobrevive. O objetivo deste Programa DAE é aumentar a taxa de sobrevivência de uma vítima de PCR para valores que poderão chegar até aos 74%, nos casos em que a desfibrilhação seja administrada nos primeiros 3 minutos após o colapso.