Câmara da Nazaré homenageou Teresa Almeida

O vereador do desporto, Manuel Sequeira, desejou a “continuação de sucessos” à atleta e sobre a cerimónia, que decorreu no auditório da Biblioteca, o autarca sublinhou que foi uma “forma simples da Câmara homenagear a atleta, atual Campeã Mundial, e a oportunidade de se falar, de novo, do mar da Nazaré, recurso importante onde se espera virem a desenvolver inúmeras atividades”.

Dino Casimiro, técnico que iniciou Teresa Almeida no bodyboard no CDAN, enalteceu o esforço da atleta e afirmou que sente “uma emoção muito grande” pela conquista do título de campeã mundial, assim como pelos vários títulos nacionais que mais atletas do clube têm conquistado desde que se formou (2002) a equipa de bodyboard esperanças”.

Por sua vez, Andreia Silva, presidente da CDAN, agradeceu o “apoio da Câmara ao desporto” e disse ser “um grande orgulho a conquista alcançada pela Teresa no Chile, atleta que sempre demonstrou persistência para alcançar os seus objetivos, numa desporto que sempre foi dominado por homens”.

Andreia Silva leu, ainda, uma mensagem enviada pela Federação Portuguesa de Surf que se referiu “ao enorme prazer com que assistiu à vitória da Teresa (…), um exemplo para outros atletas e para as novas gerações”.

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, que começou por enaltecer o trabalho da atleta e dar-lhe os parabéns pelo título, referiu-se, em seguida, ao mar “indissociável da nossa história, um recurso que teremos que ter capacidade de aproveitar”.

Apesar do reconhecimento internacional das ondas grandes da Praia do Norte, Walter Chicharro lembrou que o concelho possui “belíssimas praias com ondas de todas as formas e tamanhos para todos os desportos aquáticos, (…) prova factual dessa versatilidade é estarmos, hoje, na presença de uma campeã mundial de bodyboard”.

“Pelo título e pelo contributo inequívoco para o prestígio da Nazaré, homenageamos a Teresa Almeida, mas também todos aqueles que contribuíram para que esta e outros atletas do CDAN possam alcançar os seus objetivos, elevando-nos com os seus êxitos”, disse ainda o autarca.

Por último, a atleta, agradeceu a homenagem e o trabalho do seu clube, e disse que “é um prazer representar o nosso país lá fora”.

Teresa Almeida recordou todos os que têm contribuído para os seus bons resultados, afirmando que “se ganhei, devo-o muito a todos que sempre estiveram do meu lado”, e terminou dizendo que “a Praia do Norte tem a melhor onda do mundo, e se a surfamos, temos condições para surfar outra qualquer”.

A atleta venceu os campeonatos disputados no Chile, quebrando um jejum de 16 anos em que o título feminino não vinha para Portugal. O título mundial é o ponto mais alto da carreira da atleta portuguesa.