Educação

Câmara estuda abertura de instalações desportivas do Centro Escolar à população do Valado

A abertura da Piscina e Polidesportivo do Centro Escolar de Valado dos Frades à utilização pela população de Valado dos Frades é uma possibilidade já a partir do arranque do próximo ano letivo. A informação foi adiantada pelo vereador da Educação, Manuel Sequeira, durante a “Festa de Encerramento de Ano Letivo na Universidade Sénior da Nazaré”, que aconteceu na quinta-feira, dia 25.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal, a “vontade de abrir os equipamentos à utilização da população, nomeadamente dos seniores, foi apresentada à tutela, no arranque do ano letivo 2014-2015, mas a resposta nunca chegou”.

A proposta da Câmara é abrir as instalações desportivas à população sénior do Valado no período pós-letivo.

Ontem teve lugar a festa de encerramento do ano letivo na Universidade Sénior “marcado por uma constante troca de conhecimentos, a abertura do polo de Fanhais, e a introdução da disciplina de alfabetização, a pensar nos querem aprender a ler e a escrever”, informou a entidade, a funcionar desde 2008.

A antiga escola de ensino básico, no Bairro dos Pescadores, sede da Universidade Sénior, acolheu a festa, feita pelos alunos e professores dos polos de Valado dos Frades, Famalicão e Fanhais, com a exibição de danças de grupo, danças do povo, da turma de guitarras e da turma de inglês.

A Universidade Sénior da Nazaré começou a funcionar em 2008. É das que, na Região, mais alunos possui, sendo o universo de frequentadores constituído por pessoas entre os 50 e os 80 anos, maioritariamente mulheres (70%), que optam por se inscrever no maior número de disciplinas.