Câmara reforça rede municipal de recolha seletiva de resíduos usados

A Câmara Municipal da Nazaré reforçou a Rede Municipal de Recolha Seletiva, com a instalação de 12 depósitos de recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU), nas freguesias da Nazaré, Valado dos Frades, Famalicão e na localidade de Fanhais.

Os pontos de recolha encontram-se junto dos ecopontos ou locais de acesso regular por parte dos munícipes para a deposição de outros resíduos ou reciclagem.

O óleo alimentar usado deverá estar isento de molhos, restos de comida ou detergentes, devendo ser acondicionado em garrafas de plástico fechadas. Os óleos minerais e lubrificantes de viaturas e máquinas não devem ser colocados nestes depósitos.

A correta gestão deste resíduo, permite, entre outros aspetos, o desvio de OAU da rede de drenagem de águas residuais, a redução dos custos de tratamento nas ETARs (Estações de Tratamento de Águas Residuais) e os níveis de contaminação dos cursos de água naturais.

No âmbito da recolha de OAU, foi celebrado um protocolo entre os Serviços Municipalizados e a ec3R, operador que irá assegurar a recolha e o encaminhamento destes resíduos.

Localização dos oleões para deposição seletiva de óleos alimentares usados (OAU) no concelho:

Nazaré:    Rua do Mercado (junto ao Parque Estacionamento Subterrâneo)
Nazaré:    Rua Mouzinho de Albuquerque (junto aos CTT)
Pederneira: Caminho Real (próximo do café Charrua)
Rio Novo: Rua 5 de Junho
Camarção: Avenida de Badajoz
Sítio: Rua dos Tanques
Sítio: Rua Maritony (junto ao cruzamento com a Rua Capitão Pombo)
Areal: Rua do Ribatejo
Fanhais: Rua 1 de Maio (junto à passagem de nível)
Valado dos Frades: Rua das Hortas (junto à Pia do Gado)
Valado dos Frades: Rua Luís Monterroso (junto ao Centro Escolar)