Ambiente

Campanha do Coastwatch percorre litoral

Começou no dia 10 de março mais uma Campanha do Coastwatch no concelho da Nazaré, que irá percorrer toda a linha de costa até meados de abril.

A Campanha de Monitorização Voluntária do Litoral teve início na Praia do Salgado com uma ação de limpeza em 2,5 km do areal da praia, realizada pelos alunos da Escola Profissional da Nazaré.

Plástico, madeiras e artes de pesca voltaram a ser os resíduos mais vezes encontrados e recolhidos, a exemplo do que tem acontecido em edições anteriores.

Sensibilizar para comportamentos adequados com o meio ambiente e alertar para a responsabilidade da participação de todos de forma ativa no desenvolvimento sustentável do litoral e do país, são os principais objetivos desta iniciativa, que todos os anos envolve a comunidade escolar.

O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu, que permite obter uma caracterização geral da faixa costeira, envolvendo voluntários, individual ou em grupo (escolas, CNE, associações, ONGAs, famílias, amigos). Pretende-se caracterizar, no Litoral, a Biodiversidade; a Zonação Costeira (zona entremarés, zona supratidal e zona interior contígua); Erosão Costeira; Resíduos; Contaminação e Pressões Antrópicas.

Coordenador Nacional: GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
Coordenação Regional: Câmara Municipal da Nazaré
Escolas Participantes: Grupo GPS - Externato Dom Fuas Roupinho, Agrupamento de Escolas da Nazaré, Clube Naval da Nazaré, Escola Profissional da Nazaré, For-Mar, Universidade Sénior e CERCINA.