Política

Candidatura da ALE a financiamento do Programa Centro 2020 foi aprovada

A candidatura submetida pelo Município da Nazaré ao Programa Operacional do Centro – Centro 2020 para o financiamento da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades foi aprovada. 

“Verificou-se que o projeto apresentado cumpre as condições de elegibilidade necessárias para efeitos de seleção e consequente cofinanciamento”, refere a proposta de decisão da entidade gestora do programa operacional na Região Centro (Centro 2020), que atribui 1,7 milhões de euros a este equipamento, no âmbito do eixo prioritário “Competitividade e internacionalização da economia regional – COMPETIR”.

O projeto apresentado pelo Município visa a infraestruturação da ALE de Valado dos Frades, com uma área de aproximadamente 29,64 ha, disponibilizando 34 lotes.

A promoção da qualificação territorial e dos recursos humanos; captação de investimento diversificado e criação de postos de trabalho; dinamização das atividades económicas e do empreendedorismo; valorização da competitividade; inovação e internacionalização, em alinhamento com o eixo estratégico municipal de revitalização e modernização da base económica do concelho e com as políticas regionais (POR Centro/EIDT Oeste) são alguns dos objetivos propostos alcançar pelo Município, com a instalação e entrada em funcionamento desta Área de Localização de Empresas.

“A aprovação da candidatura a financiamento comunitário da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades é uma grande notícia. O Município irá receber cerca de 1,7 milhões de euros dos 3,5 milhões já investidos”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal. 

De acordo com o autarca, a atual gestão sempre classificou “o investimento nesta infraestrutura de estruturante para o futuro do concelho, no sentido da diversificação do tecido económico e da criação de emprego”.

“Nos últimos dois anos, construímos este equipamento quase de raiz, criámos condições para que as empresas aqui se localizassem, e continuámos a venda de lotes (cerca de 60% dos lotes estão vendidos). Com esta aprovação, e o respetivo financiamento comunitário, iremos concluir a empreitada, a breve prazo, disse o autarca, acrescentando que “o projeto da ALE de Valado dos Frades tem 30 anos. Esteve parado durante cerca de décadas”. Hoje é uma realidade. Este é o trabalho que temos vindo a desenvolver, com extrema dedicação e empenho, sempre em prol do concelho e das suas populações”.