Ambiente

Centro de Recolha de Animais da Nazaré visitado por vereador do Ambiente do Município de Figueira da Foz

O funcionamento do canil municipal, as práticas locais na recolha de animais de companhia abandonados e em ações de sensibilização da população para o não abandono e promoção do bem-estar animal foram transmitidas, hoje, a responsáveis por esta área de intervenção do Município de Figueira da Foz, que visitaram este equipamento, com vista a conhecer, em maior detalhe, o exemplo da Nazaré de que resultou uma frutuosa troca de experiências.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Nazaré, da responsabilidade da Câmara Municipal, tem como objetivo a recolha e o alojamento de animais de companhia vadios, errantes ou abandonados na via pública, e a promoção da adoção responsável dos que se encontram aptos para ser entregues a uma nova família.

O espaço, localizado nas imediações do Monte de S. Bartolomeu, alberga, atualmente, quase uma centena de animais, que aguardam um novo lar, através do processo de adoção.

O Município criou a plataforma https://adota.cm-nazare.pt/, sítio da internet onde interessados irão encontrar a informação disponível acerca dos animais em canil, assim como as condições que deverão cumprir para dar início a um processo de adoção.

A sensibilização da população para as questões da higiene e saúde pública, que passa também pelo não abandono de animais domésticos, esteve, recentemente, na origem de uma ação conjunta da Câmara da Nazaré com a empresa SUMA. A ação procurou, também, sensibilizar os munícipes e visitantes para a necessidade de recolha dos dejetos caninos das ruas.