Política

Comparticipação de transporte escolar fora do concelho termina

A comparticipação da Câmara Municipal no título de transporte de alunos para escolas fora do concelho irá deixar de existir já a partir do próximo ano letivo (2018-2019).

O aumento da oferta curricular com a entrada em funcionamento do secundário público, e a política de criação de condições para a continuação dos estudos na rede de escolas do concelho da Nazaré são as justificações da proposta apresentada pelo Vice-Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, e que visa extinguir um critério de apoio a alunos a frequentar a oferta formativa no ensino regular não disponível no concelho. 

A organização e gestão dos transportes escolares são uma competência dos municípios desde 1984. A Câmara da Nazaré gere a rede de transportes escolares concelhia, garantindo à população escolar dos diferentes níveis de ensino uma rede de transporte adequada. Este critério tem sido extensivo aos alunos que estudam noutros concelhos. 

“A política de combate ao êxodo dos nossos alunos para concelhos da Região não se compadece com apoios que facilitem essa saída”, explica Manuel Sequeira.

A proposta aprovada em reunião de Câmara só terá efeitos a partir do ano letivo 2018/2019 uma vez que o início do presente ano letivo foi pensado de acordo com as normas anteriores.