Política

Comunidade piscatória vai ser testada à Covid-19

Os ministérios da Saúde e do Mar anunciaram as medidas de prevenção para o setor das pescas que incluem testes à covid-19 aos pescadores.

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, declarou que "a questão das pescas é sensível, nomeadamente na pesca do cerco e da sardinha, pescas que se aproximam nesta fase. São embarcações onde confluem muita gente em aglomerados".

As medidas anunciadas estão a ser articuladas entre o Ministério do Mar, as autarquias locais e o Ministério da Saúde.

A Câmara da Nazaré manifestou a sua disponibilidade para esta colaboração que irá testar os pescadores para a Covid-19.

“Sendo matéria que venho tratando já há alguns dias, a Câmara Municipal já disse presente, e estará envolvida neste esforço em prol desta comunidade piscatória tão importante para o nosso concelho. Portanto garantiremos a logística para a realização dos testes e o respetivo pagamento dos mesmos, sendo os testes realizados aqui no nosso Porto, sendo as análises feitas pelo laboratório do Instituto Politécnico de Leiria”, declarou Walter Chicharro, presidente da Camara da Nazaré.
 
Os testes não terão custos para os pescadores, e deverão começar a ser realizados dentro de dias, no Armazém 33, no Porto da Nazaré. O investimento será repartido entre o Ministério da Saúde, a Docapesca e a Câmara.

Joaquim Zarro, presidente da Associação de Armadores de Pesca da Nazaré, fala “em mais-valia” para a comunidade local e bastante “positivo que os mesmos não tenham custos para os pescadores”.

No total, serão testados mais de 150 pescadores, segundo dados da Associação.