Política

Concurso Público do novo Centro de Saúde lançado este ano

O concurso público para a instalação da nova Unidade de Saúde da Nazaré deverá ser lançado ainda este ano. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P irá entregar, em breve, o projeto de arquitetura e especialidades, bem como todos os procedimentos para que o lançamento a concurso público do novo centro de saúde possa acontecer este ano.

O despacho conjunto do Secretário de Estado das Autarquias Locais; Secretário de Estado do Orçamento e Secretário Adjunto e da Saúde, que autoriza a celebração do contrato-programa entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P. e o Município da Nazaré, para a instalação da nova Unidade de Saúde da Nazaré, foi assinado; e a Portaria conjunta do Secretário de Estado do Orçamento e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que autoriza o financiamento da obra, foi enviada para publicação em Diário da República.

“Nunca um governo tomou este ato administrativo” que tem em vista o arranque definitivo do processo que irá levar à construção do novo Centro de Saúde, afirmou Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, declarando a sua “grande satisfação por mais um passo que conduz à concretização do projeto para substituição das atuais infraestruturas de cuidados de saúde primários”.

A nova Unidade de Saúde Familiar da Nazaré representa um investimento de 1.235.849,06 (um milhão, duzentos e trinta e cinco mil, oitocentos e quarenta e nove euros e seis cêntimos/+ IVA), pagos pela ARSLVT, em dois anos. Em 2016, serão disponibilizados 617.924,53 EUR; e em 2017 cerca de 617.924,53 EUR.

Garantir à população o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades crescentes das populações, é a finalidade de uma obra que irá substituir um edifício pré-fabricado, que data da década de 80.

Com um investimento total de 1.310.000,00 (IVA incluído), suportados pela ARSLVT, a empreitada será lançada pela Câmara Municipal, entidade a quem caberá, ainda, a demolição do edifício atual, a execução dos arruamentos, estacionamento e das infraestruturas (águas, esgoto, eletricidade, comunicações), bem como os arranjos exteriores ao edifício, que irá acolher a USF Global e a USF Nazareth.

Depois da assinatura dos despachos e o envio da portaria para publicação em Diário da República está dado “um passo enorme na concretização da construção do novo centro de saúde, enquanto elemento de qualificação dos cuidados primários de saúde de um concelho com forte vocação turística”, disse Walter Chicharro.

O edifício onde ficará instalada a nova unidade de saúde da Nazaré será cedido à ARSLVT por um período de 40 anos.