Atualidade

Contrato-Programa para a construção do novo Centro de Saúde da Nazaré chegou à Câmara

Já se encontra no Município da Nazaré o contrato-programa que irá ser assinado entre a ARS LVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara para a construção do novo Centro de Saúde, informou Walter Chicharro.

De acordo com o Presidente da Câmara “estão-se a afinar os últimos detalhes para apresentar o processo a uma próxima reunião do executivo”. Sobre o contrato-programa, o autarca referiu que se trata de “mais um importante passo no sentido da concretização de um projeto pelo qual a Nazaré espera há 3 décadas”.

Em meados de junho de 2014, o Ministério da Saúde anunciou que a construção de um novo centro de saúde na Nazaré estaria em estudo, em resposta a uma proposta do Município sobre "a necessidade de construção de novas instalações para substituir as atuais", e que faltariam apenas definir-se algumas questões, tais como a localização das futuras instalações e o financiamento para se poder arrancar para a empreitada.

A cedência do terreno onde se localiza o atual centro de saúde, as fundações e a deslocalização do serviço para instalações provisórias enquanto decorrer a obra foram algumas das contrapartidas que o Município ofereceu à ARSLVT para que a concretização deste projeto, aguardado há cerca de 30 anos, possa ter início a breve prazo.

Centro de Saúde funciona num edifício pré-fabricado desde a década de 80.

A chegada do contrato-programa, a assinar em breve, surge no âmbito de diversas reuniões de trabalho que o Presidente da Câmara Municipal tem vindo a efetuar com responsáveis pela ARS de Lisboa e Vale do Tejo sobre os equipamentos de saúde do concelho da Nazaré, desde novembro de 2013, um mês após a sua tomada de posse.

Em abril de 2014, e na sequência de uma nova reunião com a Direção Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, “sobre os equipamentos do Centro de Saúde da Nazaré e Extensão de Saúde de Famalicão, para tentativa de resolução das situações existentes com aqueles equipamentos recebi a indicação de que estava em discussão a construção de um novo Centro de Saúde para a Nazaré”.

“Reuni, ainda nesse mês, com o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, sobre vários temas, entre os quais o novo Centro de Saúde da Nazaré”, acrescentou.

O Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Cunha Ribeiro, e o vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, efetuaram, em meados de junho de 2014, visitas às instalações do Centro de Saúde da Nazaré, assim como aos locais apontados pela gestão da autarquia (PS) como os mais indicados para a construção de uma nova unidade de saúde.