Política

Deputada Federal Julie Dzerowicz visita a Nazaré

Julie Dzerowicz, deputada federal eleita por Davenport (Toronto, Canadá), efetuou, na passada sexta-feira, uma visita de trabalho à Nazaré, tendo-se encontrado com o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro.

As diferentes formas de cooperação entre o Canadá e Portugal estiveram no topo da agenda de Julie Dzerowicz, deputada de um distrito predominantemente habitado por Luso-Canadianos, (representa cerca de 1/3 dos seus habitantes), muitos dos quais originários da Nazaré.

“Esta viagem, de um mês, a Portugal, tem vários objetivos. Represento a maior comunidade portuguesa no Canadá, e, para realizar o meu trabalho, é muito importante conhecer os locais de proveniência das diferentes culturas com quem trabalho”, disse a deputada.

Julie Dzerowicz falou do comércio entre os dois países, que considera ter margem de progressão, em diferentes áreas.

A temática das políticas de juventude e a possibilidade de criação de programas de mobilidade entre os dois países (o Governo Federal Canadiano aposta no aumento da mobilidade dos seus jovens); a  possibilidade de criação de programas de intercâmbio estudantil, a cooperação nas diferentes áreas de interesse do concelho, as estratégias das alterações climáticas (e ao que viu de energias renováveis, na sua visita aos Açores); as respostas sociais e aos problemas da comunidade luso-canadiana bem como dos emigrantes também fizeram parte do encontro com responsáveis autárquicos. 

O Município da Nazaré tem vindo a reforçar a sua presença junto da comunidade residente no Canadá. Em junho, esteve presente na “Semana de Portugal”. Já antes, o Presidente da Autarquia, Walter Chicharro, tinha efetuado uma visita de trabalho, com um programa que incluiu visitas e contactos com responsáveis políticos e empresariais, e a instituições luso-canadianas.

À deputada, o autarca disse que a cultura e o turismo são duas áreas que gostaria de ver desenvolvidas com aquele país.

“A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo”.

A instalação de empresas no concelho foi outro tópico apresentado pelo autarca.