Política

Deputado do PS visita obras no concelho da Nazaré

O deputado do PS pelo circulo de Leiria, António Sales, visitou, esta segunda-feira, por sua iniciativa, o concelho da Nazaré, para se informar sobre algumas das obras em curso.

A Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, onde já foram investidos 3,5 milhões de euros, foi uma das obras visitadas. O Presidente da Câmara, Walter Chicharro, informou que irá candidatar aquele investimento aos apoios comunitários.

A CCRDC – Comissão de Coordenação Regional de Desenvolvimento do Centro publicou um aviso para os municípios interessados apresentarem candidaturas de parques empresariais ao financiamento Comunitário do Programa Portugal 2020 até ao final do mês de maio, mas a Autarquia da Nazaré pretende que o processo ande mais rápido, porque é, atualmente, “a que apresenta a obra mais próxima da conclusão, com mais de metade da área vendida [a empresas que se irão instalar até ao final do ano], e localizada numa área geográfica estratégica, próxima dos principais centros de decisão, e rodeada de boas vias de comunicação”, explicou Walter Chicharro.

António Sales comprometeu-se a pedir esclarecimentos à responsável pela CCDRC, junto de quem irá tentar “perceber qual o ponto de situação do processo”.

O deputado visitou, ainda, o local onde começou a ser construído o Centro Escolar de Famalicão, uma infraestrutura prioritária para a gestão da Câmara (PS) e para a Junta de Freguesia. Avaliado em 1,3 milhões de euros, o Centro Escolar de Famalicão aguarda que o Instituto de Gestão Financeira do Ministério da Educação liberte o processo para que se possa lançar o Concurso e dar início à obra, este ano.

“O Centro Escolar de Famalicão foi o primeiro a ser enviado para visto prévio do Tribunal de Contas, mas é o único que não está concluído”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, adiantando que a atual gestão já pagou os 220 mil euros pelas infraestruturas construídas (ainda durante o mandato do PSD), tendo chegado a entendimento a empresa MECH para o redimensionamento do projeto de obra e formulação do projeto de especialidades, com o objetivo de o lançar a Concurso, em breve.

Ainda em Famalicão, o deputado foi informado sobre o investimento de 100 mil euros no Pavilhão Desportivo, localizado nas imediações do Centro Escolar, que irá dar apoio à atividade física das crianças que frequentarão o Centro Escolar.

Para José Filipe Ramalho, Presidente da Junta de Freguesia, são duas “obras estruturantes para uma freguesia que possui lugares muitos dispersos”.

No Porto da Nazaré, outra infraestrutura visitada pelo deputado socialista, Walter Chicharro deu conta dos planos da Câmara para a dinamização daquele equipamento, e das suas preocupações sobre a deficiente manutenção dos espaços exteriores do Porto, “a necessitar de requalificação e modernização”.

António Sales declarou, no final da visita, a sua “admiração pelo fato de apesar da rutura financeira em que ainda se encontra a Câmara, a Nazaré estar a investir no futuro”, com obras que irão proporcionar a fixação e empregabilidade de pessoas, o que corresponde ao “pilar das qualificações, do Programa Nacional de Reformas PS”.

Walter Chicharro recordou “as várias obras estruturantes na sede do concelho, nomeadamente a requalificação da Marginal ou beneficiação de ruas e equipamentos coletivos, bem como a modernização de espaços públicos, como foi o caso do Parque da Pedralva, entre muitas outras intervenções”, afirmando, em seguida, que “um volume considerável de investimento financeiro e estruturante foi também feito nas freguesias do Valado de Frades (ALE) e de Famalicão (Centro Escolar de Famalicão,Igreja de S. Gião, integradas no Pacto de Coesão Territorial, e por isso financiáveis), cumprindo-se o desafio lançado pela atual gestão, o investimento em todo o concelho”.