Arquivo

Desfiles de Carnaval na Nazaré

O Carnaval da Nazaré já anda na rua. Sob o mote “Largarem Barques e Remes”, o Carnaval 2015, tem sete grandes apresentações públicas, entre a quais a novidade do Desfile Noturno de sábado, dia 14.
Depois do S. Brás e da festa do Sábado Magro, com a saída dos grupos Bicicletas; Trotinetas; Alberquêras; Tenantas e Penantes da Sakanagem; e do desfile de carnaval das crianças, sob o mote “Carnaval 2015: Não me sai da Cabeça”, que decorreu esta sexta-feira, a próxima saída, em público é da noite de 14 de fevereiro, com o “Desfile Noturno”, que se realiza pela primeira vez, e que promete surpreender todos. A festa começa cerca das 22h30.
No domingo, dia 15, volta a cumprir-se uma longa tradição: a cerimónia de passagem de testemunho dos Reis do Carnaval 2014 [Paula Galego e Emílio Conde Vasco] aos de 2015, no Paço Real, Sítio da Nazaré. Depois da habitual descida do corso, seu reinado até à Praia, realiza-se o desfile de mascarados e de carros alegóricos, às 15h00. A festa de rua, com os carros, os grupos, e a maneira muito própria de assinalar esta data, regressa, depois, na terça-feira, dia 17, à marginal, a partir das 15h00.
Durante este período decorrem os bailes nas salas da Associação Recreativa Pederneirense; Associação Recreativa Planalto; Circulo Cultural Mar-Alto; Casino Salão de Festas; Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades e Clube Recreativo Estrela do Norte (Famalicão), ao ritmo das marchas de carnaval e ao som de bandas locais.
A animação termina a 18 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, com o Enterro do Entrudo, cortejo que tem, tradicionalmente, início junto ao Centro Cultural da Nazaré e termina, com o habitual julgamento das festividades, num palco instalado no areal, em frente à Praça Sousa Oliveira.
O Carnaval na Nazaré distingue-se pela sua espontaneidade e pela forma profunda como é vivida pelas gentes locais.
 
 

@import url(http://wwp.nazare.oestedigital.pt/CuteSoft_Client/CuteEditor/Load.ashx?t...);@import url(/_css/naz_custom.css);