Cultura

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios na Nazaré

A Nazaré assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril, sob o tema “Desporto. Um Património Comum”.

A iniciativa, que decorrerá, de 16 a 18 de abril, no espaço do Museu Dr. Joaquim Manso, abre com a mostra expositiva “Memórias desportivas da Nazaré”.

Recordar jogos tradicionais, praticados nas ruas ou na praia (“bates”, “tá abafado”, “o monte”, “a banca”, ou “jogar aos aparelhos”), bem como os espaços da vila ligados à atividade física (campo de ténis, tiro ao alvo, futebol, ciclismo), sem esquecer a Praia do Norte, são os objetivos desta exposição, que terá visitas guiadas, durante os três dias do evento, às 11h00, e às 15 horas.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, assinala-se com uma tarde de jogos tradicionais, como o “monte”, “bates”, tiro ao alvo, chinquilho, “burro”. A atividade terá início às 14h30.

Dia Internacional dos Museus e dos Sítios
16,17 e 18 de abril
Organização: Museu da Nazaré
Colaboração: Universidade Sénior da Nazaré (turma “Nazaré. História e Patrimónios”), Escola Profissional da Nazaré (curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva), “Casa do Adro – Associação Cultural” e Associação Recreativa Pederneirense.