Sociedade

Dia Municipal para a Igualdade do Género assinalado no dia 24 de outubro na Nazaré

O Município da Nazaré associa-se à iniciativa do Dia Municipal para a igualdade, com a ação de rua “A uma mulher não se bate nem com uma flor”, no próximo dia 24 de outubro, a partir das 10h30. 

A atividade prevê a distribuição de flores a 500 homens, numa ação que irá decorrer, em simultâneo em 9 municípios da Região Oeste. No concelho da Nazaré, a iniciativa decorrerá nas freguesias da Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão, com a participação de técnicos da Câmara e de crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho da Nazaré.

Junto às flores, irá um folheto informativo sobre a data, com estatística das ocorrências e mortes por violência doméstica, informação dos direitos e estratégias de segurança às vítimas, contactos e horário de funcionamento do GIAV – Gabinete de Informação e Apoio à Vítima.

A criação deste dia teve surge no âmbito do IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013), integrado na medida “Instituir e divulgar o Dia Municipal para a Igualdade”.