Política

Equipamento de Inverno entregue à equipa de patrulhamento da Praia da Nazaré

O equipamento de inverno para os nadadores-salvadores que estão a fazer o patrulhamento da Praia da Nazaré foi entregue hoje, de manhã, pelo Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, ao coordenador da equipa, Daniel Meco.

“O Município está em negociação com uma grande marca automóvel para reforçar os meios de nadadores-salvadores do Município da Nazaré que patrulham a praia da vila, disponibilizando uma carrinha (Pick Up 4X4)”, informou o autarca.

Desde o passado dia 16 de setembro que a praia da Nazaré é patrulhada diariamente, no âmbito do protocolo de colaboração entre o Município e a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré.

O acordo, que irá vigorar até 31 de dezembro de 2018, inclui a cedência da Moto Quatro pelo Município à Associação, bem como o pagamento do combustível para o seu funcionamento e a nadadores salvadores (5 nadadores salvadores pelo período de 16 meses; 3 nadadores salvadores pelo período de 3 meses para reforço durante a época balnear; 3 nadadores salvadores de serviço na passagem de ano; e regularização da diferença do valor pago pelos concessionários a 17 nadadores salvadores).

Como destino de férias balneares de excelência, a Nazaré é visitada, anualmente, por milhares de turistas.
O elevado número de visitantes obriga ao reforço do patrulhamento e assistência a banhistas, através da contratação de nadadores-salvadores em áreas de praia não concessionadas e do acréscimo de equipamentos e dispositivos de vigilância, socorro e assistência a banhistas, e inclusivamente fora da época balnear.

“A Câmara optou por assumir o investimento na segurança dos banhistas e os gastos inerentes ao patrulhamento, no intuito de fazer o reforço na promoção da Nazaré como uma praia segura e de qualidade para as famílias, numa altura em que somos, cada vez mais, um destino mundial de referência, também por causa do mar”.

Para além do apoio financeiro e da moto 4, a Câmara adquiriu todo o equipamento necessário para o exercício das funções dos nadadores-salvadores, como pranchas, fardas e boias, já entregues aos vigilantes.