Ambiente

Escolas duplicam valores da separação de resíduos

As escolas dos 19 concelhos que fazem parte da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A. separaram mais lixo no ano letivo que terminou há poucos dias.

As nove escolas do concelho da Nazaré, que participaram no Concurso de Educação Ambiental “Separa e Ganha – Amarelo”, recolheram quase 2 toneladas de embalagens de plástico e metal (1.911).

Participaram no Concurso as escolas: Centro Escolar de Valado dos Frades, Centro Escolar da Nazaré, JI Bairro dos Pescadores, EB Famalicão e JI de Famalicão, EB Raposos, EB Quinta Nova, EB 2,3 Amadeu Gaudêncio, Escola Profissional da Nazaré, Infantário e Pré-Escola da Confraria de N. S. Nazaré.

No total, foram separadas 233.012 toneladas de resíduos de embalagens no ano letivo 2015/2016, mais 230 face ao ano letivo anterior, informou a empresa responsável pelo tratamento e valorização das cerca de 950 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por ano, em 19 Municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste.

Foram atribuídos prémios à escola com maior quantidade de reciclagem apresentada a Concurso, e à escola com maior reciclagem realizada por aluno, tendo as EB de Famalicão e a EB dos Raposos sido premiadas nesta vertente.

Já o Concurso “Separa e Ganha – Azul”, para papel usado, com 2390,5 Kg recolhidos, foi ganho pela Escola Básica dos Raposos (1º lugar), tendo a Escola Básica de Famalicão ficado em 2º lugar.  Os dois estabelecimentos receberam um prémio monetário, para usar na aquisição de equipamentos.

Os resultados por município podem ser consultados no link http://www.valorsul.pt/pt/educacao-ambiental/programa-ecovalor/concurso-...