Cultura

Estatuto de interesse municipal da exposição das embarcações no areal da praia da Nazaré

A Câmara aprovou o estatuto de interesse municipal para a Exposição das Embarcações no areal da praia da Nazaré, que se realiza, com carácter permanente, desde 2015, em colaboração com o Museu Dr. Joaquim Manso.

As embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida” são ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar.

“A Nazaré possui um valioso património náutico que deve ser estudado, restaurado e divulgado”, refere a proposta aprova pelo executivo camarário, na reunião do passado dia 2 de novembro.

O núcleo museológico composto pelo Tridente Centro Cultural da Nazaré/Antiga Lota, Secagem do Peixe e Embarcações Tradicionais é tido como um “elemento diferenciador da cultura local, num período do ano em que a Nazaré recebe milhares de visitantes, todos os dias”.

A manutenção e conservação deste espaço museológico são asseguradas pela Câmara Municipal.