Educação

Estudantes de Erasmus visitam Nazaré por causa das ondas grandes

O Município da Nazaré acolheu, na sexta-feira, 8 de maio, um grupo de estudantes (20 portugueses e 22 espanhóis, e os docentes de ambos os países), no âmbito do Programa ERASMUS+, que está a decorrer na Batalha, até dia 10 de maio. Os participantes vieram conhecer a vila e mais sobre o projeto “The North Canyon”, com o qual as ondas grandes da Praia do Norte têm atraído o interesse de big riders e da imprensa mundial.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, recebeu o grupo de visitantes e, sobre a notoriedade do projeto, com o qual as ondas grandes da Praia do Norte ganharam ainda mais projeção, referiu que “isto traz um conjunto de sentimentos e, ao mesmo tempo, de preocupações relacionadas com a segurança dos surfistas que vêm experimentar este mar”, recordando que no âmbito do projeto 2014, “16 surfistas de renome vieram à procura de apanhar a maior onda no dia em que se previa o grande swell do ano, o dia 11 de dezembro, data que ficará na memória de Sebastian Steudtner, que ganhou, este mês, o prémio “Biggest Wave Award”, com a onda que surfou na Praia do Norte, da Nazaré, nesse dia”.

“No total, duas ondas da Praia do Norte, na Nazaré, venceram em duas categorias dos XXL Big Wave Awards, os prémios da WSL que homenageiam os melhores desempenhos do ano de big riders. O francês Benjamin Sanchis venceu o “Wipeout of the Year”, também com uma onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, a 11 de dezembro de 2014”, informou, ainda, o autarca, que agradeceu a visita e o interesse demonstrado por este produto de mar que o Município está a desenvolver, a nível mundial.

Sobre o estágio, e de acordo com a organização (Câmara da Batalha e o Agrupamento de Escolas daquele concelho), tem como objetivo reforçar valores como a cultura da cidadania europeia e de entendimento sobre os mercados de trabalho dos dois países envolvidos, focando aspetos transversais como a mobilidade transnacional e orientado, com especial enfoque, para a realização de experiências a estes níveis, assim como proporcionar “o contato com diferentes realidades e meios envolventes”.