Economia

Experiência com o desenvolvimento de marcas municipais foi convidada de Fórum Internacional em Getxo

O crescimento das marcas Nazaré e Praia do Norte e o seu papel na dinamização economia local no âmbito da notoriedade alcançada por factores naturais do concelho foram apresentadas no Fórum Internacional de Big Surf, em Getxo, Bilbau – País Basco, que reuniu surfistas especialistas em big surf, empresários e gestores mundiais.
 
O Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, foi convidado do Fórum, tendo reunido com os alcaides de Getxo, Amaia Agirre, e de Sopela, Josu Landaluze, a quem apresentou a estratégia autárquica de promoção das suas marcas, que alcançaram maior notoriedade global após a divulgação das ondas grandes como das mais espetaculares para a prática de desportos de mar, a nível mundial.
 
Getxo, por seu turno, possui, em Punta Galea, uma onda grande com características particulares que quer que seja, cada vez mais, também uma das referências mundiais para o surf, tendo convidado vários especialistas para trocar experiências e desenvolver ferramentas que ampliem as suas potencialidades do lado da procura. 
 
Walter Chicharro reuniu, ainda, com empresários da indústria do surf da área (fabricantes e distribuidores de wetsuits, fabricantes de pranchas, surf schools, surf camps e lojas).
 
Neste encontro foram apresentados os dados e impressões de empresários locais sobre o impacto que a onda da Praia do Norte teve na promoção local, na projeção internacional das marcas, da oferta local, e na geração de novos negócios, na área da hotelaria e turismo, no imobiliário, nos serviços e no surf, transformando a economia, com criação de mais riqueza. 
 
“De uma dinâmica económica restrita aos meses de verão, em menos de uma década a Nazaré soube guardar as marcas do seu passado e transformar-se num destino dos mais procurados, durante quase todos os meses do ano”, avança o autarca.