Exportações da Nazaré crescem nos últimos três anos

A Nazaré reforçou a sua componente exportadora nos últimos três anos, acompanhando a tendência registada pela maioria dos municípios portugueses.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao período entre 2013 e 2015, o concelho melhorou a sua performance na venda de bens ao exterior.

Em 2015 a Nazaré exportou 13.013,464 euros, um valor superior ao registado em 2013 (6.646,885 euros), o que dá uma variação de 95,8%, entre estes três anos.

Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, considera que estes números são a prova de que a promoção nacional e internacional resulta “razão pela qual continuaremos a investir nessa área, contribuindo, desse modo, para a dinamização da economia de todo o concelho”.

Para o crescimento terão contribuído os grandes eventos internacionais realizados pelo Município.

“Tudo isso tem servido para sermos hoje o município que duplicou, de 2013 a 2015, a sua capacidade exportadora, seguramente com a principal fatia a vir do turismo (alojamento e refeições vendidas a estrangeiros)”.

A perspetiva é que os eventos realizados em 2016, tais como o Nazaré Challenge 2016, Campeonato Europeu 2016 de Andebol de Praia Sub 16, Capítulo Perfeito 2016, Mundial Bodyboard 2015 e 2016, ou os que estão previstos, como o Euro Winners - Cup Beach Soccer 2017) a realizar em maio deste ano, no campo de jogos da Praia da Nazaré, contribuam para a dinamização da economia, na atração de mais visitantes e crescimento dos negócios ligados ao turismo.

“Acredito que, estes eventos, em conjunto com as empresas localizadas e a instalar no Parque Industrial de Valado dos Frades, designadamente empresas exportadoras, poderão levar a um novo crescimento”.

Em 2016, o número de passageiros do Ascensor subiu para os 900 mil (600 mil em 2013) e o número de entradas registadas no Farol da Nazaré também cresceu (250 mil em 24 meses).

“Concluímos que estamos com um reconhecimento nacional e internacional de que não há memória, numa terra que sempre foi uma referência turística nacional e internacional. Por isso, grande satisfação”.