Cultura

Exposição do Carnaval “Beu Auga da Fontinha” no Centro Cultural da Nazaré

O Centro Cultural da Nazaré irá mostrar o Carnaval da Nazaré com uma exposição retrospetiva de como se tem vivido esta festa pelo concelho, ao longo de décadas.
 
De 8 de fevereiro a 1 de março, sob o mote “Beu Auga da Fontinha”, a mostra abordará a forma como se prepara esta festa popular, através de adereços e imagens que espelham a alegria do povo se ensaiar para este momento bastante esperado ao longo do ano; bem como o ambiente das salas de baile; dos desfiles; dos grupos; das bandas; do sábado magro e do São Brás, o convívio popular, em volta do Monte de São Bartolomeu, com que, oficialmente, se dá inicio à festividade.
 
A abertura da mostra, que acontecerá no dia 8 de fevereiro, sábado, às 15h00, terá um programa próprio de animação, que pretende recriar uma sala de baile, o local de eleição para muitos nazarenos festejarem a data.
 
PROGRAMA  
Centro Cultural da Nazaré - 15h00
 
Baile abrilhantado pelo conjunto Júlio Estrelinha e Valter Loureiro; 
Apresentação do Grupo Nazaré-Mar – Danças e Marchas de Carnaval; 
Exibição das Rábulas “O Canhão” e “Tá pior”, com Pompeu Tomé, Luís Carlos e Fátima Vidinha; 
Canções da nossa terra e do nosso Carnaval por: Guilherme Ramos; Paula Trindade; Anabela Veríssimo; Ana Maria Mendes e Pompeu Tomé. 
Exibição da cegada “Ah p´já virem!”, por Domingos Quico e Silvino Ferreira. 
 
Entrada Livre
 
 
O carnaval é um estado de alma
 
O povo nazareno vive, respira, sonha com o Carnaval! Esta festividade tem um papel de extrema relevância para o nosso povo. É um estado de alma, uma referência cultural. 
Quando se pergunta a um nazareno “O que é o Carnaval?”, a maioria responde: “O Carnaval da Nazaré não se explica, sente-se!” Alves Redol.