Arquivo

Exposição "Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche" na Nazaré

A mostra itinerante foi produzida pela Câmara Municipal de Peniche em 2011 e tem como objetivos divulgar seis ofícios tradicionais de Peniche através de seis histórias de vida de antigos e atuais profissionais ligados ao Mar, dialogando memórias pessoais, coletivas e profissionais.

“Procura-se transmitir, através das histórias de vida apresentadas na 1ª pessoa, de árvores genealógicas, de fotografias e objetos escolhidos pelos próprios a pluralidade de proveniências, saberes e patrimónios, materiais e imateriais, subjacentes a estes ofícios. Através desta exposição, apresenta-se o devido reconhecimento a estas pessoas, profissões e saberes, qualificando-os como Património Cultural, contribuindo para a sua preservação, valorização e divulgação” refere a organização.

Algumas dos penichenses retratados na Exposição "Eu e o Mar" têm raízes familiares na Nazaré, sendo manifesta a íntima ligação entre estas duas comunidades tão proximamente conectadas entre si pelo Mar.

A itinerância da Exposição "Eu e o Mar" engloba-se num intercâmbio cultural estabelecido entre os Municípios de Peniche e Nazaré de forma a valorizar a matriz cultural comum e as especificidades de cada comunidade.

A abertura da exposição contou com a presença dos presidentes de Câmara da Nazaré e Peniche, e ainda com o vice-presidente da Câmara da Nazaré.