Cultura

Festa do Jazz regressa a Valado dos Frades para 19º Festival

O Festival de Jazz de Valado dos Frades tem início esta semana. A edição 2016 será repartida por dois fins de semana, em abril (7, 8 e 9) e maio (5, 6 e 7).

Os concertos começam na próxima quinta-feira, dia 7, com “Night Porter”. Cristina Branco (voz) e João Paulo Esteves da Silva (piano) sobem ao palco da Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), às 22 horas.

Na sexta-feira, dia 8, Gileno Santana (trompete), Sérgio Alves (teclados;) Pedro Peixe (guitarra), Sérgio Marques (baixo); José Marrucho (bateria) levam “Metamorphosis” a Valado dos Frades, apresentando uma fusão jazz-rock no palco da BIR.

No sábado, dia 9, Bruno Santos e André Santos (guitarra); António Quintino (contrabaixo); Luís Candeias (bateria), os “Mano a Mano”, trazem um projeto já apresentado nas mais prestigiadas salas do país (Hot Clube, Ondajazz, Scat Funchal Music Club, Silvana (NY), Rockwood Music Hall (NY), Jazz na Cidade (Évora), entre outros) até ao 19º Festival de Valado dos Frades, encerrando a primeira semana do evento.

A festa do Jazz regressa em maio, no dia 5 (quinta-feira), com uma referência nacional do saxofone, desde a década de 80: “Nanã Sousa Dias Quinteto”. O Quinteto composto por Nanã Sousa Dias (saxofones); Óscar Graça (piano); João Rato (guitarra); Nuno Oliveira (baixo); e Alexandre Alves (bateria) apresentará um reportório composto por temas originais, bem como alguns temas de outros compositores, dentro de uma linha Fusão/Jazzfunk, linguagem onde há vários anos se gosta de mover.

Na sexta, 6 de maio, sobe ao palco “César Cardoso Quarteto”, composto por César Cardoso (sax tenor); Bruno Santos (guitarra); Demian Cabaud (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria), onde apresentará “Bottom Shelf”, o mais recente álbum deste saxofonista e compositor.

O Festival encerra no sábado, 7 de maio, com “Ricardo Toscano Quarteto”, composto por Ricardo Toscano (sax alto); João Pedro Coelho (piano); Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pereira (bateria), que apresenta um jazz sem preocupações de inovação e muito menos de experimentação. A linguagem adotada é a do bebop e do pós-bop, com claras influências de Charlie Parker e um repertório de originais e composições históricas que vai até Ornette Coleman.

O 19º Festival apresenta-se, ainda, nas escolas, com a iniciativa “O Jazz Valado vai à Escola”. A DixieNaza Jazz Band vai ao Centro Escolar da Nazaré a 5 de Abril, e ao Centro Escolar de Valado dos Frades, no dia 6 de abril, às 16h30, para pequenos concertos. Envolver a população juvenil e criar novos públicos são alguns dos objetivos desta atividade complementar do Festival.

Exclusivamente dedicado ao Jazz português, por onde já passaram alguns músicos internacionais e mais os reconhecidos jazzistas nacionais, o Festival continua a valorizar os músicos nacionais e a diversidade, os jovens profissionais e a apostar na formação de públicos, levando o Jazz às Escolas.

 

PROGRAMAÇÃO
[Night Porter]     
Quinta-Feira, 07 de Abril de 2016
Night Porter
voz - Cristina Branco
piano - João Paulo Esteves da Silva
 
[Metamorphosis]     
Sexta-Feira, 08 de Abril de 2016
Metamorphosis
trompete - Gileno Santana
teclados - Sérgio Alves
guitarra - Pedro Peixe
baixo - Sérgio Marques
bateria - José Marrucho
 
[Mano a Mano]     
Sábado, 09 de Abril de 2016
Mano a Mano
guitarra - Bruno Santos e André Santos
contrabaixo - António Quintino
bateria - Luís Candeias
 
[Nanã Sousa Dias Quinteto]     
Quinta-Feira, 05 de Maio de 2016
Nanã Sousa Dias Quinteto
saxofones - Nanã Sousa Dias
piano - Óscar Graça
guitarra - João Rato
baixo - Nuno Oliveira
bateria - Alexandre Alves
 
[César Cardoso Quarteto]     
Sexta-Feira, 06 de Maio de 2016
César Cardoso Quarteto
sax tenor - César Cardoso
guitarra - Bruno Santos
contrabaixo - Demian Cabaud
bateria - André Sousa Machado
 
[Ricardo Toscano Quarteto]     
Sábado, 07 de Maio de 2016
Ricardo Toscano Quarteto
sax alto - Ricardo Toscano
piano - João Pedro Coelho
contrabaixo - Romeu Tristão
bateria - João Pereira