Arquivo

Festas das Chouriças em Valado dos Frades

Este evento, promovido por uma comissão de festas, conciliou um vasto programa recreativo com as celebrações religiosas, constituindo um dos melhores exemplos de simbiose entre o sagrado e o profano, tão típicos da cultura portuguesa.

O ponto alto das festividades teve lugar, no domingo, com a realização da procissão em honra de S. Sebastião pelas ruas da vila, que para além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e de outras classes profissionais, levou as oferendas da população, com destaque para as chouriças.

As celebrações em honra do mártir S. Sebastião, em Valado dos Frades, realizam-se há várias gerações. Associado à proteção contra a peste e outros males epidémicos, S. Sebastião é também patrono das plantações e do gado, sendo, por isso, padroeiro de muitas localidades rurais, como Valado dos Frades.

Vestígios arqueológicos diversos, incluindo uma estátua do mártir patente no Museu Dr. Joaquim Manso, evidenciam que o culto a S. Sebastião é muito antigo na região.

De acordo com a organização das festas, “registou-se o aumento da procura e das oferendas às festas”.