“Festas das Chouriças” em Valado dos Frades

Promovidas por uma Comissão de Festas, as celebrações em honra de S. Sebastião apostam num programa de animação popular, com destaque para os espetáculos musicais e a gastronomia regional, e mantém a tradição da Procissão pelas ruas da vila e o leilão das chouriças.

O ponto alto das festividades acontece na manhã de domingo, dia 25, com a realização de uma missa solene, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, a que se seguirá a Procissão em honra de S. Sebastião, pelas ruas da vila.

Na procissão, além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e de outras classes profissionais, segue o cortejo de oferendas da população, com destaque para as chouriças, que são vendidas, logo depois, em leilão, para angariação de fundos (15h00).

As celebrações em honra do mártir S. Sebastião, em Valado dos Frades, realizam-se há várias gerações. Associado à proteção contra a peste e outros males epidémicos, S. Sebastião é também patrono das plantações e do gado, sendo, por isso, padroeiro de muitas localidades rurais, como Valado dos Frades.

“Festa das Chouriças” – Valado dos Frades
Junto ao campo de futebol da BIR

Dia 20, 3ª feira – Dia de S. Sebastião
19h00 – Missa em honra de S. Sebastião

Dia 23, sexta-feira
19h00 – Missa
20h15 – Baile

Dia 24, sábado
16h00 – Atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré
19h00 – Missa
20h00 – Abertura de Restaurante
21h30 - Baile
00h00 – Lançamento de fogo de luzes

Dia 25, domingo
11h30 – Missa da festa, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa
13h00 – Procissão em honra de S. Sebastião
15h00 – Início do leilão das afamadas chouriças
15h30 – Concerto pela Associação Filarmónica da Nazaré
20h30 – Baile
00h00 – Encerramento das Festas

De 15 a 23 de janeiro – novena às 18h30
Apoios: Câmara Municipal da Nazaré e Junta de Freguesia de Valado dos Frades

Teatro “O Nazareno” no arranque dos festejos

Integrado nos festejos em honra de S. Sebastião, o Clube Valadense é palco, já no próximo sábado, dia 17, da peça teatral “O Nazareno”, apresentada pelo Grupo da Paróquia de Peniche.
A entrada em o custo de 2,50 euros.
O espetáculo tem início às 21h30.