Festas das Chouriças em Valado dos Frades durante o fim de semana

Promovidas por uma comissão de festas, as celebrações em honra de S. Sebastião apostam num programa de animação popular, com destaque para os espetáculos musicais e a gastronomia regional.

O ponto alto das festividades acontece na manhã de domingo, dia 26, com a realização da missa das festas (12h00), e da procissão em honra de S. Sebastião, que percorrerá as ruas da vila, enfeitadas de flores, para a ocasião (13h30).

Na procissão, além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e de outras classes profissionais, segue o cortejo de oferendas da população, com destaque para as chouriças, que são vendidas em leilão (15h00), para angariação de fundos.
As celebrações em honra do mártir S. Sebastião, em Valado dos Frades, realizam-se há várias gerações. Associado à proteção contra a peste e outros males epidémicos, S. Sebastião é também patrono das plantações e do gado, sendo, por isso, padroeiro de muitas localidades rurais, como Valado dos Frades.

Festa das Chouriças” – Valado dos Frades
Praça 25 de Abril  - cartaz

Dia 24, 6ª feira
19h00 - Missa