Arquivo

Festas das Chouriças em Valado dos Frades durante o fim de semana

Promovidas por uma comissão de festas, as celebrações em honra de S. Sebastião apostam num programa de animação popular, com destaque para os espetáculos musicais e a gastronomia regional.

O ponto alto das festividades acontece na manhã de domingo, dia 26, com a realização da missa das festas (12h00), e da procissão em honra de S. Sebastião, que percorrerá as ruas da vila, enfeitadas de flores, para a ocasião (13h30).

Na procissão, além dos andores dos santos patronos da vila, dos agricultores e de outras classes profissionais, segue o cortejo de oferendas da população, com destaque para as chouriças, que são vendidas em leilão (15h00), para angariação de fundos.
As celebrações em honra do mártir S. Sebastião, em Valado dos Frades, realizam-se há várias gerações. Associado à proteção contra a peste e outros males epidémicos, S. Sebastião é também patrono das plantações e do gado, sendo, por isso, padroeiro de muitas localidades rurais, como Valado dos Frades.
 
PROGRAMA
Festa das Chouriças” – Valado dos Frades
Praça 25 de Abril  - cartaz
 
Dia 24, 6ª feira
19h00 - Missa
20h15 – Baile

Dia 25, sábado
16h30 – Atuação da Orquestra Juvenil de Valado dos Frades e do Rancho “Velha Guarda do Folclore da Nazaré”
19h00 – Missa Vespertina
21h00 – Baile
00h00 – Lançamento de fogo de luzes

Dia 26, Domingo

12h00 – Missa das Festas
13h30 – Procissão em honra de S. Sebastião
15h00 – Início do leilão das afamadas chouriças
15h30 – Concerto pela Associação Filarmónica da Nazaré, no Anfiteatro da Junta de Freguesia
19h00 – Baile com o duo Daniel Silva e Ana
00h00 – Encerramento das Festas
 

As Festas das Chouriças são uma organização de uma comissão de festas, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré e da Junta de Freguesia de Valado dos Frades