Atualidade

Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal faz limpeza de terrenos florestais públicos

O Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal realizou, durante o mês de agosto, diversos trabalhos de limpeza em área florestal pública no concelho da Nazaré. 

O objetivo foi aumentar as condições de segurança e de prevenção a incêndios florestais, mas também a qualidade de vida das populações, com a limpeza de faixas de gestão de combustível, abate de árvores em situação de risco e a melhoria de acessos.

“A limpeza de caminhos florestais, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, voltou a ser prioridade para o Município da Nazaré, uma vez mais com especial enfoque na freguesia de Famalicão. Este ano a principal tarefa foi limpar e nivelar uma via que liga Raposos à Macarca, junto ao limite do concelho. A zona do Rebolo será a próxima localidade” a priorizar no plano de ação do Gabinete, explica o vereador da Câmara da Nazaré, Orlando Rodrigues.

Seguiram-se os trabalhos programados de limpeza das faixas de gestão de combustível em Fanhais.

Nesta localidade foi aberta uma faixa de gestão de combustível de 10 metros no cruzamento da EN 242 para Fanhais (com abate total de árvores) e aberta uma faixa de gestão de combustível, com limpeza de mato e abate de árvores em risco, na estrada de Fanhais para Pataias e na Estrada da rotunda de Fanhais para Valado dos Frades; e limpeza de mato no loteamento destinado a habitação jovem.

Depois da execução dos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustíveis pelas brigadas de sapadores da Oeste CIM em Fanhais, seguiram-se as intervenções no Sítio da Nazaré, onde foram desenvolvidas ações de proteção de áreas habitacionais, sob a coordenação do Gabinete Técnico Florestal da Nazaré, na encosta do promontório e no Bairro Salvador.

O Camarção e a subida da Macarca para os Raposos foram também alvo da intervenção deste ano. “Infelizmente, esta limpeza colocou a nu o muito lixo depositado indevidamente por cidadãos”, disse o vereador.

Nesta operação, foi realizada a limpeza de mato no terreno municipal na encosta da Urbisol; a limpeza de mato e abate de árvores em risco na rua Manuel Jacinto (na faixa de gestão de combustível junto da estrada); a limpeza de mato e abate de árvores em risco no terreno da Avenida de Badajoz (por incumprimento do proprietário), e a limpeza de mato e abate de árvores em risco na faixa junto à estrada que liga Famalicão à localidade dos Raposos.

"Em 2019 o Município da Nazaré deu continuidade ao importante e exaustivo trabalho de limpeza de faixas de gestão de combustível e perímetros habitacionais. Apesar de algumas dificuldades de notificação de propriedades e de alguns bloqueios ao normal desenvolvimento destas ações, as mesmas foram concretizadas e estão à vista de todos. O princípio é simples: é importante reagir a uma emergência, mas o segredo encontra-se nas ações preventivas e em ações de sensibilização às populações".

Durante este período, foram visitados terrenos privados para verificação do cumprimento das obrigações de manutenção e limpeza, e sinalizados vários incumprimentos, transmitidos ao SEPNA da GNR.

Alguns destes serviços foram executados pela equipa de sapadores do GTF Intermunicipal, que estiveram ao serviço do Município da Nazaré de 5 a 23 de agosto.