Desporto

Grant Twig Baker sagra-se Campeão Nazaré Challenge 2018

Grant Twig Baker é o Campeão Nazaré Challenge 2018, etapa portuguesa do Big Waves Tour - Circuito Mundial da World Surf League, que decorreu esta sexta-feira, 16 de novembro, na Praia do Norte.

24 surfistas de elite, entre os quais os portugueses Alex Botelho, António Silva, Nicolau Von Rupp, João Macedo e João Guedes, debaixo de condições épicas, remaram com a ajuda de oito motas de água para um dia que ficará na memória.

O surfista sul-africano somou 25,04 pontos, superando o brasileiro Lucas Chianca (2º com 23,31 pontos) e o basco Natxo Gonzalez, que terminou em terceiro lugar, com 22,71 pontos. Alex Botelho terminou em 4º lugar (22,06 pontos) e João de Macedo (20,87 pontos) em quinto. 

"Que evento! Foi um dos melhores que já vimos", disse a World Surf League, no final da prova, referindo-se às condições de excelência que se reuniram para esta prova.

A estrada do Forte e as arribas para a praia encheram com centenas de pessoas, que se deslocaram à Nazaré para assistir à exibição dos atletas e ver uma ondulação épica que se registou num dia de temperaturas fora de época.

Para Walter Chicharro, Presidente de Câmara da Nazaré, o registo do dia “confirma que a realização do evento é uma boa aposta do Município na promoção da Nazaré. Estamos definitivamente no calendário WSL”.
 
A realização deste Circuito insere-se na estratégia do Município de afirmação das potencialidades do mar para o desenvolvimento da economia local e do concelho.

“A Nazaré voltou a deixar a sua marca, e marcou a história do Big Wave Tour, neste arranque do Campeonato do Mundo de ondas grandes da World Surf League, com o maior evento de ondas grandes de sempre”.